É do PT | Prioridade para vacinar trabalhadoras domésticas é aprovada na Câmara Federal

Emenda de autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) segue para o Senado

Ana Clara, Elas Por Elas

Hoje, a Câmara Federal aprovou a priorização de trabalhadoras domésticas no Plano Nacional de Imunização. A emenda ao PL 1011/2020, de autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), vai beneficiar uma categoria vulnerável, que precisa se deslocar pela cidade em condições precárias para garantir o pão de cada dia.

Benedita da Silva recorda que a primeira morte por Covid-19 no Rio de Janeiro foi de uma trabalhadora doméstica que contraiu o vírus de seus patrões, que tinham viajado para o exterior.

Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ)

“E elas continuam trabalhando afinco. As trabalhadoras domésticas precisam sustentar a sua casa e precisamos dar segurança a elas. Quanto mais nós aceleramos esse processo [de imunização], mais proteção, tranquilidade e dignidade damos a elas“, afirmou Benedita da Silva, durante a sessão no plenário.

Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT

“Enquanto as famílias de elite correm para o plano de saúde, elas ficam à mercê das medidas descabidas do desgoverno Bolsonaro. Eu espero que a Câmara Federal aprove políticas que priorizem a saúde das mulheres, principalmente, das mulheres negras para que elas não continuem morrendo nessa pandemia”, ressalta Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

O projeto de lei 1011/2020 foi aprovado e agora segue para deliberação no Senado.