Elas Por Elas 2022 | Anne Moura aponta os desafios das petistas para o próximo período

Em vídeo, a secretária nacional de mulheres do PT faz um breve balanço das eleições 2020 e sintetiza os caminhos para a luta das mulheres em 2022

Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT

Ana Clara, Elas Por Elas

Hoje, a secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, divulga os próximos passos do projeto Elas Por Elas. A partir de um breve balanço sobre o desempenho eleitoral feminino, Anne reforçou a importância das mulheres ocuparem espaços de poder na política.

Assista o vídeo completo aqui

Com mais de dez mil candidatas, o PT ampliou o número de eleitas em mais de 20%, saindo de 519 eleitas (entre vereadoras, prefeitas e vices) em 2016 para 639 eleitas em 2020. No campo progressista, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras foi o que mais elegeu mulheres em 2020. Com 561 eleitas para o legislativo municipal, o PT lidera o ranking que é seguido pelo PDT (507), PSB (411), PC do B com 122 vereadoras e PSOL com 31 eleitas em todo país. Para o executivo, o PT elegeu 28 prefeitas e 51 vice-prefeitas.

” Não se trata apenas de números e de estatísticas eleitorais. O projeto Elas Por Elas vai muito além disso.  Para nós, do PT, ter mulheres em espaços de decisão, ainda mais em período  de crise sanitária, social, econômica e política, é uma questão de sobrevivência das trabalhadoras e suas famílias em todo país”, destacou Anne.

A dirigente manauara denunciou as diversas formas que a pandemia intensifica a opressão sobre as mulheres e relacionou sobre como é importante eleger parlamentares para garantir que as demandas das mulheres sejam ouvidas.

E para isso, eleger mulheres é importante. Mas não só.

A batalha diuturna pelo exercício de um mandato sem violência política de gênero é outro foco de atuação do projeto Elas Por Elas 2020. Com suporte, acompanhamento, formação e apoio, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT atua para garantir mulheres no poder e com poder.

“Avançar na comunicação feminista, na formação de quadros mulheres e no fortalecimento dos mandatos é o tripé que norteia a atuação do Elas Por Elas no próximo período”, sintetizou a secretária.  

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast