Eleição em Minas: PT aposta em lideranças históricas

Numa mistura de experiência administrativa com juventude e renovação, o partido investe em lideranças históricas e com votações expressivas em suas regiões

Reprodução

Algumas das pré-candidaturas mineiras no álbum de figurinhas do PTMG

Além da capital Belo Horizonte, onde o PT municipal já escolheu o nome do ex-ministro Nilmário Miranda para concorrer à prefeitura, o partido em Minas Gerais já indicou também pré-candidatos/as considerados/as muito fortes em vários outros municípios mineiros de grande importância econômica e política, que são considerados como prioritários nesta eleição pela direção nacional.

O presidente do PT-MG, Cristiano Silveira, reforça colima de entusiasmo vivido pelos diretórios municipais no estado e a força das pré-candidaturas petistas nos municípios com segundo turno. “Os diretórios municipais mineiros vivem um momento de muito entusiasmo, pela consciência crescente das pessoas da importância do do legado que os governos Lula e Dilma deixaram e estão salvando vidas agora, como no caso de políticas públicas de saúde e do Bolsa Família. Temos nomes fortes para a Prefeitura em oito dos nove municípios com segundo turno no estado. Esperamos ter candidatos próprios em pelo menos 250 cidades, o que equivale ao dobro das últimas eleições municipais.”

Na região metropolitana de BH, Contagem e Betim são duas das cidades que terão na disputa ex-prefeitas petistas.  Em Contagem, o PT municipal sacramentou a indicação da deputada estadual Marília Campos como pré-candidata a prefeita. Em seu terceiro mandato consecutivo no Legislativo mineiro, Marília Campos já governou Contagem por duas vezes, ao vencer as eleições de 2004 e 2008.

E em Betim, Maria do Carmo Lara, deputada federal por três legislaturas (1998, 2002 e 2006) busca a chance de retomar a condução do Executivo da cidade, onde já foi prefeita em duas oportunidades (1992 e 2008).

Nomes de peso em outras regiões

Na região do Vale do Rio Doce, o PT de Governador Valadares lançou como pré-candidato o deputado federal Leonardo Monteiro, que tem toda a sua trajetória sindical e política ligada ao município. Ele está em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal.

No Norte de Minas, a deputada estadual Leninha vai disputar a prefeitura de Montes Claros, que é 6º maior colégio eleitoral do estado. Leninha obteve 13% dos votos válidos na cidade, onde é a deputada majoritária.

Na Zona da Mata mineira, Juiz de Fora, município de destaque nacional, terá na disputa a professora Margarida Salomão, deputada federal com três mandatos pelo PT mineiro, que já disputou o cargo em eleições anteriores tendo obtido votações expressivas. Também na região, o PT do município de Viçosa, importante polo universitário nacional, definiu por unanimidade a indicação do vereador Sávio José como pré-candidato do partido à prefeitura no município.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a escolhida nas prévias do partido é Patrícia Melo. Liderança política jovem, ela é vice-presidenta do PT de Minas, e agora em 2020 concorre pela primeira vez ao cargo majoritário do Executivo municipal de Uberaba. Também na região do Triângulo, a direção municipal do PT de Uberlândia validou, por consenso, a pré-candidatura a prefeito do professor Arquimedes Diógenes Ciloni, ex-reitor da UFU, ex-presidente da Andifes e ex-gestor do Ministério da Ciência e Tecnologia.

No Vale do Aço, importante polo siderúrgico do estado, dois ex-prefeito petistas também tentar retornar ao cargo majoritário. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Ipatinga, João Magno, foi o indicado pelo Diretório Municipal para concorrer à prefeitura, enquanto que em Coronel Fabriciano, Francisco Simões, que governou o município por duas vezes, será o pré-candidato petista.

Álbum de figurinhas

A Secretaria de Comunicação do PT de Minas lançou na sexta-feira (10) uma campanha de “álbuns de figurinhas”  para divulgar as pré-candidaturas petistas, com o objetivo de manter a visibilidade para os nomes já definidos em todo o estado.

À medida em que as pré-candidaturas vão sendo consolidadas, o álbum é atualizado e divulgado no site e nas redes sociais do PT mineiro.

Da Redação, com PT MG