Elói Pietá está à frente na corrida pela prefeitura de Guarulhos e levará a disputa para o 2º turno

Ex-prefeito da cidade, o candidato petista se mantém na dianteira, de acordo com as mais recentes pesquisas eleitorais. Ele cresceu dois pontos percentuais, pela RealTime/CNN Brasil, e chega a 34%. No Ibope, quem estaria na frente é o atual prefeito do PSD, que também crava em 34%. Agora é hora de ir em busca de votos para brilhar a estrela do PT no domingo, dia das eleições

Divulgação

A estrela do PT brilha em Guarulhos, na reta final da campanha para a prefeitura municipal. Duas pesquisas apontam a liderança do candidato petista Elói Pietá, com 34% de preferência do eleitor da cidade. Logo atrás está o atual prefeito da cidade, candidato do PSD, Gustavo Henrique Costa, com 30%. A dianteira do ex-prefeito de Guarulhos foi atestada pelo instituto Real Time, mas o Ibope dá um cenário invertido, com o peesedista em primeiro e Elói com 30%. Os dois levantamentos foram realizados a pedido da CNN Brasil (Real Time) e da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos).

A disparada do candidato petista, que nas pesquisas anteriores girava no patamar de 22% da intenção de votos, mostra a força política do PT na Grande São Paulo. A cidade é a segunda maior do estado e a recondução de Elói mostra que a legenda de esquerda tem força na reta final da campanha. Com 1,4 milhão de moradores, 12 candidatos concorrem à prefeitura, e a fragmentação da direita no município mostra a fragilidade do campo conservador, que mesmo com a máquina municipal na mão não conseguiu impedir o crescimento do PT no município.

De acordo com a Real Time, Elói cresceu dois pontos com relação ao último levantamento e lidera a disputa com 34% das intenções de voto. O candidato do PSD, por sua vez tem agora, 31%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista e o adversário estão tecnicamente empatados e deverão levar a briga pela administração municipal para o segundo turno.

O instituto contratado pela CNN Brasil simulou o segundo turno entre Pietá e Guti. A disputa ficou ainda mais apertada, empate técnico. O candidato do PSD aparece com ligeira diferença de um ponto. Ele estaria à frente com 37%. Elói Pietá soma 36% da preferência do eleitor. Brancos e nulos chegam a 14%, enquanto 13% disseram que não saberiam em quem votar. A pesquisa contou com 1.050 entrevistas feitas com eleitores de Guarulhos entre os dias 10 e 11 de novembro.

Outros adversários

Os demais candidatos em Guarulhos seguem muito distantes. Pela Real Time, o terceiro lugar é de Fran Correa (PSDB), com 7%. Ele é seguido por Rodrigo Tavares (PRTB) e Professor Auriel (PCdoB), ambos com 4% das intenções de voto, à frente de Simone Carleto (PSOL), que tem 3%. Fecham a lista Wagner Freitas (PTB), Professora Sandra Santos (PDT), Jovino Cândido (PV), Eduardo Barreto (PROS) e Adriana Afonso (PL), todos com 2% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 4% e 3% dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.

De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Fran Correa (PSDB), com 7%. Os outros adversários, Adriana Afonso (PL), Sandra Santos (PDT) e Rodrigo Tavares (PRTB), têm 2%. Na lanterninha, estão os candidatos Eduardo Barreto (PROS), Jovino Candido (PV), Simone Carleto (PSOL), Wagner Freitas (PTB) e Professor Auriel (PC do B). Todos teriam 1% do eleitorado, cada um. Somam 10% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto. E 7% não sabem ou preferiram não responder à pesquisa do IBOPE, que ouviu 805 pessoas. O nível de confiança é de 95%.