Em Curitiba, vereador do PT tem projeto cultural para periferia; apoiem

Proposta foi criada para oferecer aulas de literatura, rap e cinema para comunidade da periferia. Projeto foi um dos vencedores do edital “Matchfunding Enfrente”, que hospeda campanhas de arrecadação com interesse social em todo o país

Oferecer arte e cultura a jovens e crianças da periferia de Curitiba (PR) é o objetivo do projeto Narrativas Marginais, do vereador Renato Freitas (PT/PR). A proposta, construída em parceria com o Núcleo Periférico de Curitiba, foi uma das vencedoras do edital de financiamento coletivo do “Matchfunding Enfrente”, que hospeda campanhas de arrecadação com interesse social em todo o país.

A campanha de financiamento para o projeto entrar em vigor precisa arrecadar R$ 30 mil, que serão utilizados na compra de equipamentos, pagamento dos oficineiros e monitores, além da organização do “Sarau Periférico”, onde as produções das oficinas serão apresentadas após o fim do projeto.

Na prática, a comunidade da Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão, receberá aulas de literatura, rap e cinema durante três meses. Pelo menos 90 crianças serão beneficiadas com o projeto, além de jovens que habitam a vila.

Durante as aulas, os jovens irão produzir textos, rimas, músicas e vídeos que serão apresentados no final do projeto, no “Sarau Narrativas Marginais”, envolvendo outras comunidades de Curitiba.

Para o secretário Nacional de Juventude do PT, Ronald Sorriso, a iniciativa representa a construção de talentos da juventude brasileira.

“A juventude periférica e preta tem uma voz potente e que precisa ser amplificada por instrumentos como esse projeto. A iniciativa do vereador Renato Freitas e toda a galera engajada no projeto, de construir esse importante instrumento e ajudar a ressoar ainda mais o talento e as realidades da nossa juventude, é mais uma aposta para abalar as estruturas racistas e patriarcais da nossa sociedade”, ressalta Sorriso.

Vida real das periferias brasileiras

De acordo com o vereador Renato, a ideia é fazer com que os jovens da periferia de Curitiba possam contar suas próprias histórias.

“A partir da Literatura, da Música e do Cinema queremos fazer com que toda a sociedade testemunhe a vida real das periferias brasileiras, com seus amores e suas dores”, define.

Como funciona

O Matchfunding é um modelo de financiamento coletivo em que uma instituição complementa o valor arrecadado. Nesta campanha, o Fundo Enfrente vai ajudar o projeto dobrando o valor arrecadado durante a campanha. Ou seja, para cada R$ 1 conseguido por meio de financiamento coletivo, o Fundo Enfrente investe mais R$ 2.

A data limite para a arrecadação é o próximo dia 16 de setembro. Se a meta não for batida até essa data, tudo o que foi arrecadado antes é perdido e o projeto não sai do papel.

É possível doar qualquer valor por meio por aqui.

Para a doação de determinados valores, também são oferecidas recompensas aos apoiadores, que vão desde o crédito nos produtos finais do projeto, até kits com camisetas, canecas e adesivos da campanha.

Núcleo Periférico

O Núcleo Periférico é uma organização integrada por pessoas majoritariamente da periferia de Curitiba e região metropolitana, cujas biografias têm em comum a privação ao acesso à cultura, ao lazer e ao esporte.

O Núcleo começou em 2013, durante as Jornadas de Junho, quando os integrantes se uniram com o propósito de deslocar as manifestações que aconteciam no centro e voltá-las para a periferia e suas lutas: regularização de moradia, combate à violência policial e, especialmente, resgate da juventude periférica através da educação e da arte.

Conheça o projeto e faça qualquer doação aqui.