Em Goiás, petistas ganham até carteirinha ao criar comitês populares

Com 254 comitês já criados no estado, Diretório Estadual está incentivando e agradecendo a mobilização das pessoas na luta em defesa da democracia e de Lula

Divulgação

Celso Machado é presidente da segunda zonal de Goiânia

Em Goiás, a figura do petista de carteirinha ganhou literalmente uma nova roupagem com uma iniciativa do Diretório Estadual de Goiás. Isso porque, ao criar um Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, o coordenador ou coordenadora recebe um kit de materiais com adesivos, cartazes, panfletos e uma carteirinha personalizada.

“É uma ação que renova a ideia do petista de carteirinha e valoriza a mobilização das pessoas. Ao fazer o cadastro, a pessoa leva consigo um símbolo de que está conosco na luta. Todos estão gostando bastante, pois é uma forma de valorizar, dá uma sensação de pertencimento, do papel importante que todos têm no processo”, afirma a a presidenta do PT-GO, Kátia Maria.

Segundo ela, a iniciativa é um passo importante rumo à meta de criar 2 mil comitês em 3 meses. Até este sábado, 13 de janeiro, foram 254 comitês organizados. “A ideia é materializar o agradecimento da Direção Estadual à luta da militância e criar um vínculo ainda mais forte com quem está mobilizado para criar essa rede de comitês. Aquele sentimento das pessoas de defender a candidatura do Lula e denunciar as injustiças do processo contra ele ganha um símbolo material que é muito bacana.”

A carteirinha é também motivo de muito orgulho para quem a recebe. “Ontem, criamos um comitê na zonal 135 e encontrei o sr. Antonio José Lobo. Quando perguntei a ele se havia recebido o kit, ele fez questão de abrir a carteira e mostrar a carteirinha dele, que já estava guardada como o documento valioso que é!”

O simbolismo da carteirinha reforça ainda uma característica fundamental do Partido dos Trabalhadores, que não só dialoga constantemente com a militância, como também atua a seu lado e fomenta sua luta. É com isso em mente que o Diretório organizou caravanas para conversar com as pessoas, promover encontros e mobilizações. Deputados e dirigentes percorreram todo o estado – só Katia passou por 168 municípios – e foi fechado ainda um calendário de encontros regionais entre 3 de fevereiro e 15 de abril.

Os deputados receberam também kits para distribuição, todos personalizados com suas marcas, como forma de reforçar suas ações como apoiadores oficiais de comitês.

“Todas as nossas atividades têm como objetivo mobilizar, gerar otimismo na população e mostrar que a direção está aqui para apoiá-la. É uma forma de, ao mesmo tempo, orientar e estimular”, avalia Kátia.

“Costumo dizer que cada um tem sua missão. Lula tem excelentes advogados que estão fazendo um ótimo trabalho em defendê-lo juridicamente. A nossa missão é ocupar as ruas e difundir para todos e todas as injustiças que estão sendo cometidas nesse processo e que precisamos de eleições livres e democráticas para deixar que o povo avalie nas urnas o nosso projeto para o Brasil.”

Para a presidenta do diretório, Goiás pode servir de inspiração para todo o Brasil: “Pode porque nós vamos resistir sempre. Dia 24 não muda nada, Lula é o nosso candidato e estamos com ele!”

Miltinho, presidente da Zonal 147

Lyza Milhomem é Secretária Geral do PT de Goiânia.

 

 

Odair Firmino, professor de História, sindicalista, militante da Igualdade Racial e do Setorial de Educação em Valparaíso de Goiás

 

Naudia Faedo é ex vereadora PT de Rio Verde

Domício, da Zonal 147

Veja imagens de alguns dos comitês organizados no estado:

Comitê em Anápolis – GO, organizado pelo deputado federal Rubens Otoni

Deputado Luís Cesar Bueno criando Comitês Populares em Assentamentos na Região do Noroeste Goiano

Comitê em Goiás

Comitê na segunda zonal de Goiânia

Comitê Zonal 127 em Goiânia

Comitê na Zonal 134 em Goiânia

Comitê na Zonal 136 em Goiânia

Comitê em Novo Gama

Comitê na Zonal 135 em Goiânia

Comitê em Itumbiara

Comitê em Jataí

Comitê em Anápolis

Comitê em Barro Alto

Comitê em Luziânia

Comitê em Valparaíso

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast