Em greve há 10 dias, trabalhadores da limpeza urbana de Florianópolis resistem a golpe contra direitos

Trabalhadores da limpeza urbana de Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis segue com seu ataque ao direito à organização sindical e os trabalhadores da Comcap, autarquia pública responsável pela limpeza urbana da capital catarinense. A residência do presidente do Sintrasem, Renê Munaro, foi atingida por um artefato explosivo durante a madrugada do último sábado (23).

Os trabalhadores estão em greve desde o dia 18 de janeiro contra o pacotão de privatizações enviado pelo prefeito Gean Loureiro (DEM), aprovado nesta terça-feira (26) na Câmara de Vereadores – incluindo um projeto retira direitos da categoria, destrói a estrutura da Comcap e escancara as portas para a contratação de empresas privadas.

Com isso, há trabalhadores que vão perder até 45% de seus salários. Não satisfeito com a aprovação vergonhosa da retirada de salário e direitos da categoria, Gean agora também ameaça descontar salário dos trabalhadores que estão em greve em defesa da Comcap.

Em nota, o sindicato dos trabalhadores – SINTRASEM – denunciam projeto de lei do prefeito Gean Loureiro que pretende desmantelar a empresa pública e privatizar o serviço, ameaçando os empregos, reduzindo os vencimentos desses trabalhadores, jogando mais de 1,7 mil pessoas na incerteza de seu futuro, além de atacar a organização sindical.

Da Redação com Assessoria do SINTRASEM e TV 247