Em greve, petroleiros mantém venda subsidiada de combustíveis

No quarto dia de greve, petroleiros vendem combustíveis subsidiados às mulheres e motoristas de aplicativos em São Paulo e Mossoró (RN)

FUP

Petroleiros em greve por direitos e soberania

Petroleiros entram nesta segunda-feira (8) no quarto dia de greves regionais e realizam novas mobilizações de oferta de combustíveis subsidiados para a população.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), as atividades ocorrem em São Paulo, com ações direcionadas às mulheres motoristas de aplicativo, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Na semana passada, nove municípios do país foram atendidos pelas ações da FUP e de seus sindicatos, que junto com a CUT e movimentos sociais, distribuíram 22 mil litros de gasolina a R$ 3,50 o litro, 10 mil litros de óleo diesel a R$ 3,09 o litro, e 450 botijões de gás de cozinha a R$ 40,00 o botijão de 13 kg.

Outras regiões do país também devem ser contempladas por novas ações dos petroleiros ao longo da semana. A FUP e seus sindicatos pretendem transformar em permanentes essas atividades, com um calendário fixo de mobilizações para dialogar com a população sobre os impactos negativos da política de preços da Petrobras e das privatizações no bolso dos consumidores.

De acordo com a Federação, ao longo da semana devem ocorrer novas adesões às greves regionais que ocorrem na Bahia, Amazonas, Espírito Santo e São Paulo

O movimento já foi aprovado em Pernambuco, onde trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) devem se somar ao movimento. Na Usina do Xisto (SIX), no Paraná, a greve também já está aprovada. E em Minas Gerais, outro estado onde os petroleiros aprovaram a greve, o Sindipetro prepara o início da mobilização para os próximos dias.

Com pautas de reivindicações diversas, os sindicatos denunciam os impactos das privatizações nas relações de trabalho, em função das transferências compulsórias feitas pela gestão da Petrobrás, da redução drástica de efetivos e do sucateamento das unidades, principalmente as que estão sendo vendidas.

O resultado desse desmonte, segundo a FUP e os sindicatos, é o risco diário de acidentes, sobrecarga de trabalho, assédio moral e descumprimento rotineiro do Acordo Coletivo de Trabalho.

Preços de combustíveis podem ser menores

A campanha que a FUP e seus sindicatos vêm realizando de venda subsidiada de combustíveis tem como objetivo mostrar à população que os preços de gasolina, óleo diesel e gás de cozinha podem ser menores, se a Petrobrás mudar sua política de reajustes, baseada no Preço de Paridade de Importação (PPI).

Além disso, chama atenção para o prejuízo ao consumidor com a venda de ativos da empresa, em especial de oito de suas refinarias – uma “privatização aos pedaços” da companhia.

A FUP e Sindpetros justificam a criação de um calendário permanente para as ações lembrando que, na última semana, o barril do petróleo Brent, que referencia o mercado internacional, atingiu quase US$ 70 e acumulou alta de 5,2% na semana. O dólar comercial se valorizou 1,39% no mesmo período, fechando a R$ 5,684.

Como a Petrobras usa o PPI para reajustar seus preços, sem considerar os custos nacionais de produção dos derivados, a expectativa é que ocorram novos aumentos de gasolina, óleo diesel e gás de cozinha nesta semana, já que o petróleo e o dólar estão em alta.

Ações desta segunda (8)

São Paulo

Ação promovida pelo Sindipetro Unificado-SP nesta segunda-feira (8), às 13 h, no Auto Posto Cidade (Rua Frederico Alvarenga, 65 – Centro), com oferta de gasolina a preço justo para motoristas mulheres de aplicativo.

Rio Grande do Norte

Ações promovidas pelo Sindipetro Rio Grande do Norte entre os dias 8 e 12 de março, iniciando na cidade de Mossoró, com previsão de alcançar os principais municípios do estado. Serão 2 mil litros de combustível em Mossoró, para motoristas de transportes autônomos.

Da Redação, com site da FUP