Em Montes Claros (MG), mulheres vítimas de violência terão prioridade em programas habitacionais

Projeto de Lei de autoria da vereadora Iara Pimentel foi aprovado na Câmara nesta terça, 31/08

A Câmara Legislativa de Montes Claros (MG) aprovou nesta terça-feira (31/08) o Projeto de Lei Nº 69/2021 que prioriza o acesso à moradia às mulheres vítimas de violência doméstica e que sofreram tentativa de feminicídio. O projeto vai para sanção do Prefeito.

A proposta é de autoria da vereadora petista, Iara Pimentel, e altera a Lei de Política Municipal de Habitação de Interesse Social para que essas mulheres sejam priorizadas dentro desta política.

“Muitas mulheres que vivem nessa situação de violência continuam dentro dessa relação abusiva porque não tem um teto, porque não tem para onde ir”, destaca a Vereadora.

A violência contra as mulheres em Montes Claros é mais um triste realidade para as mulheres. No dia 23 de agosto, a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou os dados do Diagnóstico da violência doméstica e familiar contra a mulher nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais.

O relatório mostra que no 1º semestre de 2021 foram registrados 4.325 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, na região de Montes Claros, violência física e psicológica ocupam os maiores índices. No 1º semestre de 2020, registrou 4.178 casos de violência. Em todo o ano de 2020, foram 8.577 registros de violência doméstica e familiar.

A região de Montes Claros ocupa o 5º lugar no ranking de número de violência doméstica contra as mulheres ao comparar com as outras 19 regiões analisadas pelo Diagnóstico. Na região de Belo Horizonte, por exemplo, foram registrados 8.522 casos.

Feminicídios

Ainda segundo o Diagnóstico, no 1º semestre de 2021 foram oito mulheres vítimas de feminicídio na região de Montes Claros e sete mulheres sofreram tentativas. O número também é maior se comparado ao 1º semestre de 2020, neste período foram quatro feminicídios e cinco tentativas.

“Apresentamos esse projeto porque nosso mandato tem compromisso pela vida das mulheres. Seguimos juntas e juntos nessa luta”, afirma Iara Pimentel.

Redação, Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast