Em segundo lugar nas pesquisas, Benedita promete retomar a economia do Rio

Com 12% das intenções de voto, candidata da coligação “É a Vez do Povo” está tecnicamente empatada com Martha Rocha e Marcelo Crivella, mas à frente dos dois: Rocha  tem 10,5% e Crivella 9,5%. Eduardo Paes segue isolado com 32%. Em encontro virtual com representantes de grandes empresas, na terça-feira (3), Benedita afirmou que não aumentará impostos como IPTU e ISS e defendeu a parceria da prefeitura com empresários para a geração de empregos. “Não vou aumentar imposto. Mas vou atrás dos sonegadores e dos devedores de IPTU, ISS. E com esses recursos vou financiar a revitalização da cidade”, afirmou

Benedita da Silva, candidata do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro

O esforço da militância e o crescente apoio de personalidades, aliados à intensificação da campanha de Benedita da Silva à Prefeitura do Rio, foram fundamentais para a arrancada da petista na reta final da disputa eleitoral na capital carioca. Pesquisa divulgada pela Inteligence Serviços aponta, pela primeira vez, Benedita em segundo lugar nas intenções de voto, atrás de Eduardo Paes. De acordo com o levantamento, ela tem 12% enquanto Paes está isolado com 32%. Martha Rocha aparece em terceiro, com 10,5%, e Marcelo Crivella, 9,5%.

A pesquisa captura o bom momento da campanha. “O clima na rua é outro, as pessoas estão fazendo mais sinais de aprovação, demonstrando carinho, conscientes de que o Rio de Janeiro precisa de uma prefeita que inclua os mais pobres no desenvolvimento dessa cidade tão partida”, declarou Benedita, de acordo com o jornal ‘O Dia’.

Em encontro virtual com representantes de grandes empresários, na terça-feira (3), Benedita afirmou que não aumentará impostos como IPTU e ISS e defendeu a parceria da prefeitura com empresários para a geração de empregos na cidade. Ela conversou com dirigentes da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), do Hotéis Rio, do Sinduscon-Rio e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário.

“Não vou aumentar imposto. Mas vou atrás dos sonegadores e dos devedores de IPTU, ISS. E com esses recursos vou financiar a revitalização da cidade”, disse Benedita, que detalhou ainda seus projetos para atrair investimentos e criar empregos.

“Vamos reaquecer a economia da cidade do Rio de Janeiro”, prometeu Benedita. “Iremos colocar dinheiro na mão de quem não tem nada. Para isso teremos a Moeda Carioca, que será administrada pelo Banco Popular”, afirmou. Ela disse ainda que a Prefeitura dará auxílio de R$ 100 “para que o morador consuma no comércio da sua comunidade”. Outra proposta é fazer mutirões e criar frentes de trabalho, especialmente na área de zeladoria urbana e construção civil. “Na Comlurb, iremos investir no gari comunitário, que vai subir o morro para tirar o lixo da comunidade”, afirmou.

De acordo com Benedita, as ações de combate à fome deverão ser implementadas em parceria com o setor alimentício. “Com o Fome Zero carioca, vamos subsidiar refeições populares para a população humilde e moradores de rua”, prometeu. “Isso irá fortalecer bares, pequenos restaurantes e gerar empregos nesse setor”.

Benedita da Silva cresce nas pesquisas e campanha ganha apoio nas ruas do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Estimular o turismo

“O Rio de Janeiro é um sonho de consumo. Ele é bonito por natureza muito além da música. Mas para explorar esse potencial e gerar empregos, precisamos ter um calendário fixo de eventos para que os investidores e produtores culturais possam ter total liberdade de trabalho”, argumentou a petista.

“Precisamos ter um órgão que possa vender a beleza dessa cidade”, disse Benedita. “Irei trabalhar também para fazer do Carnaval uma indústria que funcione o ano inteiro. Isso é importante para o hotel, para o moço da padaria, para o bar, para os fornecedores do comércio. Pretendemos inclusive ampliar a guarda municipal, para que ela possa dar atenção ao turismo também”, anunciou. A nossa cidade é muito plural e precisamos vendê-la melhor para o mundo.”

Revitalização e empregos

Durante a live, Benedita também detalhou seu projeto de revitalização da cidade, que inclui a conversão de prédios comerciais fechados em prédios residenciais. “Com isso, vamos aumentar a oferta de moradia, especialmente a popular. Temos espaço para isso na região do Porto, Lapa, São Cristóvão, Catumbi no entorno da avenida Brasil”, enumerou. “Para incentivar a construção civil e gerar mais empregos, precisamos reduzir burocracia e agilizar licenciamentos. E para isso faremos um novo Plano Diretor. E rápido.”

Garantir mobilidade urbana

“É preciso concluir esse BRT Transbrasil”, observou  a petista, apontando que a obra faz parte da revitalização da Avenida Brasil. “É importante fazer a ligação do BRT Transbrasil ao Transoeste. E ter também o transporte interbairros, com veículos menores como as vans. Nós vamos ter VLT, BRT, ônibus, motos, bicicletas e reativar as linhas de ônibus que foram desativadas pelo Crivella”.

Sobre o ordenamento urbano, Benedita chamou a atenção para a necessidade de se fazer fiscalização. “Nós precisamos fiscalizar, porque as pessoas perdem a vida nessas construções irregulares. Como a Prefeitura autoriza puxadinhos sem garantir saneamento e sem dar as condições mínimas de assistência em educação e saúde?”, perguntou a candidata. “Não podemos permitir essas construções. Nós vamos assumir esse papel e contratar mão de obra especializada para isso”.

Benedita finalizou a participação da reunião defendendo um diálogo com os diversos atores da sociedade carioca. “Não vou poder tocar a cidade sem diálogo. Não posso fazer turismo sem conversar com o setor. Não tenho como gerar emprego sem a ajuda dos empresários”, sustentou. “Com 78 anos de Rio de Janeiro, eu vi o quanto os outros erraram nisso. Eu não vou cometer esse erro. E convido a todos vocês para administrarem a cidade comigo”, disse.