Encontro de prefeitos do PT é debatido com Gleisi Hoffmann

Presidenta do PT foi apresentada ao programa do encontro que deve incentivar liderança regional entre os prefeitos petistas e debater o golpe

Paulo Pinto/Agência PT

Militantes petistas

A equipe da Escola Nacional de Formação (ENF) do PT se encontrou com a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, na manhã de segunda-feira, 10 de julho, para discutir os principais temas a serem abordados no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas do partido, que ocorre entre os dias 14 e 16 de agosto em Brasília.

Segundo a diretora da ENF, Selma Rocha, o encontro foi “muito produtivo”. A proposta do curso foi apresentada à presidenta do PT e ainda será debatida com as secretarias nacionais de Formação Política e de Assuntos Institucionais. O encontrou começou a ser elaborado há seis meses.

“A perspectiva de trabalho envolve desenvolvimento em um significado maior, com participação social, abrangendo a ideia de pensar a cidade no futuro e pensar as regiões. Há um desejo de que prefeitos sejam lideranças regionais: pensar o desenvolvimento econômico e social com consórcios, câmaras de desenvolvimento, instrumentos que permitam planejar a ação futura, mesmo em quadro difícil”, disse Rocha.

Além de Gleisi Hoffmann e Selma Rocha, estiveram presentes Vicente Trevas, Eduardo Tadeu, Olavo Noleto, Miriam Belchior, Antônio Granado, Glauber Piva, Jupira Cauhy, Paula Ravanelli e Gilberto Carvalho. Tereza Campello participou à distância, além da equipe online da escola.

Segundo a diretora da ENF o encontro deve trabalhar a conjuntura do país, os efeitos do golpe na política econômica e a gravidade do que ocorre com as cidades brasileiras, levando em conta as reformas que o governo golpista tenta aprovar.

“Nosso intuito é colaborar com qualificação dos prefeitos, com o legado do modo petista de governar, mas também com as experiências dos governos municipais, estaduais e federal”, afirma Rocha.

A importância de políticas públicas como marcas de governo e o direito à cidade são temas que também deverão ser debatidos. “Ao mesmo tempo queremos discutir proposta de desenvolvimento para as cidades que seja integradora das políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais. Que desenvolvimento seja pensado não só da perspectiva economia, mas também social, ambiental e cultural”, explica a diretora da ENF.

Da redação da Agência PT de notícias