Encontro entre Lula e Papa é destaque em jornais internacionais

Ex-presidente e pontífice se encontraram nesta quinta-feira (13) para conversar sobre causas humanitárias e como tornar o mundo menos desigual e injusto

O encontro entre Lula e o Papa Francisco, ocorrido nesta quinta-feira (13), já era notícia antes mesmo de acontecer. Ao ser consolidado, tornou-se ainda mais emblemático, com a imagem do ex-presidente e o pontífice a estampar alguns dos principais jornais do mundo.

Além de dezenas de portais da Itália, onde a cidade-estado do Vaticano está localizada, publicações como o The New York Times também repercutiram a conversa entre os dois líderes mundiais que têm em comum ideais humanistas e, cada um ao seu modo, a missão de combater a fome a desigualdade do planeta.

“Francisco, o primeiro papa da América do Sul, mantém laços estreitos com os líderes latino-americanos de esquerda, incluindo Lula e o ex-presidente boliviano Evo Morales”, lembrou o periódico estadunidense.

Já o Corriere della Sera, o jornal mais vendido da Itália, destacou no título da notícia as razões que motivaram o encontro entre Lula e Francisco. “Lula recebido pelo papa no Vaticano: um mundo mais justo é necessário”.

Na América do Sul, como não poderia deixar de ser, foram várias as menções ao encontro do brasileiro com o argentino. “Graças aos esforços de seu amigo, o presidente Alberto Fernández, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou hoje em particular com o papa na residência de Santa Marta, no Vaticano (….) A reunião foi administrada por Fernández, que após o encontro com o papa em 31 de janeiro contou em entrevista coletiva que havia transmitido a Lula o interesse de Lula em vê-lo e que ele havia dito que não tinha problemas em recebê-lo. “, relembrou o argentino La Nación, citando a importância do atual presidente do país portenho na intermediação.

Já o uruguaio Teledoce, aproveitou a visita de Lula ao Pala para relembrar da campanha internacional em favor da liberdade do ex-presidente Durante os anos de prisão do ex-presidente, numerosas manifestações de solidariedade foram organizadas na Itália para solicitar sua liberdade e denunciar “o ataque jurídico e da mídia” contra sua figura.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast