Encontro Estadual de Comunicação ocorre em Alagoas no fim de semana

Depois de Piauí e Paraíba, agora é a vez de Alagoas debater estratégias de comunicação; atividade também ocorrerá no Paraná, Pará e Rio Grande do Norte

O Partido dos Trabalhadores trabalha em novas estratégias para ampliar o diálogo com sua base e com o povo brasileiro. Para isso, os diretórios e secretarias têm realizado Encontros Estaduais de Comunicação. Depois de Piauí e Paraíba, agora é a vez de Alagoas, que vai realizar o evento neste sábado (18) e domingo (19).

A atividade é organizada pelas secretarias Estadual e Nacional de Comunicação, como desdobramento da Conferencia Nacional de Comunicação Lula Livre, realizada em abril de 2018.

De acordo com o secretário Nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe, “o encontro estadual de comunicação é momento importante para compreender nossas tarefas nessa frente de disputa e também de organização”, ressalta.

E complementa: “o encontro contribui também para estreitar laços com parceiros de luta e com intelectuais da comunicação. Já realizamos no Piauí e na Paraíba. Depois virão Paraná, Pará e Rio Grande do Norte. Desejamos que os demais estados também organizem, junto com a secretaria nacional, seus encontros”.

Novos desafios para comunicação

O Secretário Estadual de Comunicação do PT em Alagoas, Tanino Silva, contextualiza que, embora o Partido tenha um alcance massivo nas redes sociais, uma grande parte da população brasileira não tem acesso à internet. Por isso, é importante que a comunicação esteja atenta para manter essas pessoas incluídas no debate.

“A maior dificuldade é alcançar esse público, que também é nosso eleitor, mas ele está no Agreste e no Sertão do estado, regiões onde muitas vezes o acesso a internet é escasso. São muitos trabalhadores rurais, muitos analfabetos que não conseguem acessar as redes sociais. Por isso estamos tentando implementar uma comunicação que seja eficaz para dialogar com todos”, destaca o secretário.

Nesse sentido, o Encontro tem um caráter organizativo, com o intuito de traçar novas estratégias. Uma delas, citada por Tanino Silva, é o uso de rádios comunitárias e jornais impressos que possam chegar onde a internet ainda não chega.

Sábado, 18 de maio

8h – Acolhida aos participantes e Café da manhã
9h – Mesa de Abertura com secretário Nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe; deputado federal Paulão; presidente do PT Alagoas, Ricardo Barbosa e secretário Estadual de Comunicação, Tanino Silva
10h – Bate papo sobre comunicação e democracia com o Secretário Nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe