Encontro Nacional de Prefeitos do PT é adiado

Reunião em Brasília foi adiada em função da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste

Divulgação

O PT informa que,devido à realização da Caravana do Nordeste, que acontecerá no período de 17 de agosto a 4 de setembro, liderada pelo ex-Presidente Lula, o Encontro Nacional de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT, que seria realizado nos dias 14 a 16 de agosto teve sua data transferida, e ocorrerá após a conclusão da referida caravana.

Veja o comunicado abaixo:

Encontro Nacional de Prefeitos

A Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), a Comissão Executiva Nacional e lideranças das bancadas do partido na Câmara e no Senado Federal vão promover, com data a ser definida, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas do PT. O evento tem como foco “os impactos da conjuntura para os municípios, diretrizes do modo petista de governar, desafios e ações”.

De acordo com a diretora da ENFPT, Selma Rocha, o espírito é assegurar duas questões. “Primeiro que nossos prefeitos e prefeitas compreendam o sentido profundo do golpe, que o desmonte do estado de direitos no Brasil é condição de expansão do capital, que a continuidade da luta por esses direitos passa por termos políticas afirmativas nas cidades e regiões. É importante pensar em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento ambiental, desenvolvimento cultural em termos regionais”.

“Isso envolve uma rede de integração, seja entre os prefeitos, seja entre equipes de governo, seja entre os movimentos, para assegurar que se descubra as vocações regionais e que se trabalhe nesse sentido de explorar essas vocações para que as cidades tenham um desenvolvimento sustentável que permita sua sobrevivência. A mesma coisa vale para a constituição dos consórcios como instrumento jurídico que pode permitir por exemplo convênios com universidades, no trabalho nas áreas de saúde, educação, cultura, na área ambiental”.

“Nosso trabalho, além de permitir qualificação, é para permitir troca de experiência entre prefeitos. Além de especialistas, Vamos levar prefeitos de pequenas, médias e grandes cidades para trocas de experiências. Vai ser um curso bem dinâmico”.

Atualmente o PT está na prefeitura de 255 cidades e, segundo dados da ENF, quase 80% desses municípios são de até 15 mil habitantes. Essas especificidades fazem com que essas cidades, por exemplo, sejam mais afetadas pela contenção de gastos imposta pela PEC 55 e pelo aumento da demandas por assistência social.

Por conta desta questão, o curso irá abordar a natureza do golpe, o impacto da crise e o desafio para a gestão dos municípios, trabalhando resoluções do 6º Congresso Nacional do partido, além de discutir o papel da prefeita e do prefeito do PT como liderança das cidades, mas também como lideranças regionais.

Selma ainda destaca a importância de que prefeitos ampliem as condições de desenvolvimento das cidades. “Seja pela articulação de políticas sociais e públicas, seja em câmaras ou consórcios, permitindo que as cidades de maneira integrada tenham mais força pela integração como para desenvolver a força econômica das regiões”

O conteúdo a ser debatido está sendo preparado em reuniões periódicas desde o mês de maio. Entre os palestrantes haverá nomes como o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o economista Antônio Carlos Granado; o diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique; o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu; a economista Esther Bemerguy, entre outros.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Escola Nacional de Formação do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast