Encontro no PT de Alagoas ressalta papel da comunicação na luta política

Ao longo do Encontro Estadual de Comunicação, o secretário nacional, Carlos Árabe, apontou a necessidade de estratégias para ampliar o diálogo com a base e com o povo

PT Alagoas

A comunicação e a luta política caminham cada vez mais de forma interligada nos dias atuais. Por isso, o Encontro Estadual de Comunicação do PT de Alagoas, deste sábado (18), destacou a importância de ampliar o debate político em todas as ferramentas das redes. A iniciativa do Diretório Estadual do PT, com o apoio da Secretaria Nacional de Comunicação do PT, ressaltou ainda necessidade de maior integração entre os comunicadores do Partido.

O secretário nacional de comunicação do PT, Carlos Árabe, esteve no Alagoas e fez um diagnóstico amplo da comunicação partidária a partir das Eleições 2018, em que as redes sociais tiveram um papel preponderante. “A comunicação está totalmente ligada a luta política diária. Não é possível imaginarmos essas duas lutas separadas. Precisamos analisar o papel da fake news na disputa não só como algo na comunicação, mas também no campo social”, destacou Árabe.

Ainda segundo o secretário, é necessário lembrar que o avanço de grupos de extrema direita na internet no Brasil não se deu apenas na disputa eleitoral de 2018, mas vem desde 2013, quando ocorreram as chamadas jornadas de junho. “As fake news se intensificaram nessas eleições, mas são um fenômeno que surgiram antes. Esses grupos de extrema direita vem desde 2013, constituindo uma rede agressiva na internet”.

Ascensão da extrema direita

O encontro deste sábado ressaltou ainda o papel da comunicação e das redes sociais para o surgimento ou fortalecimento de grupos de extrema direita em todo mundo. Para Árabe, o recrudescimento desses grupos tem um caráter cíclico ao longo das décadas.

“Se olharmos a história do capitalismo, veremos que sempre tiveram momentos em que a extrema direita teve uma ascensão. Notamos isso a partir da crise econômica de 2008, que provocou desemprego em grande escala e jogou milhões de pessoas na pobreza. É a partir daí que a extrema direita ganha uma nova capacidade de aglutinação com potencial eleitoral”, destacou o secretário. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos é uma das principais consequências, segundo Árabe, uma vez que há no governo dele “um núcleo de extrema direita”.

O Encontro Estadual de Comunicação também ressaltou o potencial comunicativo do PT nas eleições, uma vez que, seu principal candidato, cujas pesquisas apontavam uma vitória em primeiro turno, foi retirado de forma arbitrária da disputa. “A gente foi relativamente bem sucedido. As pesquisas mostravam que o povo tinha uma ampla preferência por Lula, apesar da prisão, isso porque esclarecemos o caráter político do seu encarceramento. Questionamos: cadê a prova?”, destacou Árabe.

Por fim, o secretário apontou que o momento que o país vive exige que a comunicação seja efetiva com a base popular. “Nós temos feito um esforço de buscar estar presente em todos os espaços em que é feita a disputa política. E na comunicação isso inclui cada vez mais a produção de conteúdo e canais para ampliar nossa capacidade de analisar os acontecimentos”, finaliza.

Da Redação da Agência PT de Notícias