Encontro reúne jovens para retomar construção de debate político

Evento virtual foi realizado pelo Foro de São Paulo e contribuiu para o fortalecimento da juventude

Com o objetivo de retomar a construção de um debate político de lutas após a pandemia da Covid-19, jovens de mais de 15 países se encontraram virtualmente em um evento realizado pelo Foro de São Paulo.

A videoconferência contribuiu para o fortalecimento permanente dos espaços de Juventude do Foro, para a construção de uma agenda política da juventude do Foro com a identificação dos eixos temáticos principais, bem como com a inclusão da perspectiva da juventude como eixo transversal à agenda temática e de ação de todo o Foro.

Confira a declaração, documento produzido no encontro.

Declaração final

Como naquele encontro em São Paulo em 1990, que deu início ao Foro, hoje a juventude de Nossa América Latina e Caribe permanece comprometida com o legado de bravos homens e mulheres que ao longo de nossa história souberam defender a soberania e a dignidade de nossos povos, e continua a sentir a necessidade de construir a unidade, a solidariedade, a liberdade, a autodeterminação, a luta pela paz, a igualdade e a justiça social e a luta contra o neoliberalismo e o imperialismo, como resultado de nossa essência revolucionária e anti-imperialista.

O Foro de São Paulo foi e é o espaço de construção contra hegemônico latino-americano e caribenho, comprometido com uma proposta de integração regional, reafirmação da soberania e autodeterminação de cada um de nossos povos e de nossa Pátria Grande. Sem dúvida, o Foro de São Paulo continua sendo uma plataforma extremamente importante para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, e entendemos que é nosso dever animar as novas gerações neste mesmo sonho.

Por isso, e entendendo que é necessário fortalecer os laços que nos unem, a formação de quadros políticos, a necessidade contínua de construção de consenso e unidade dos jovens dos partidos e movimentos políticos pertencentes ao Foro de São Paulo, que nos encontramos e reivindicamos nossa vocação latino-americanista, internacionalista e solidária.

Neste contexto político regional, hoje mais do que nunca é necessário fazermos a justa luta de nossos povos e, pela necessidade crescente de reafirmar a participação dos jovens na política, é preciso construir um espaço de articulação e trabalho conjunto entre nossas juventudes.

A importância deste espaço reside no fato de que a participação das juventudes nos espaços políticos é fundamental para a construção de um desenvolvimento mais igualitário, inclusivo e socialista, e para renovação constante do Foro a partir de uma plataforma que incentive o diálogo internacional permanente, bem como a presença contínua das novas gerações na concepção e atuação do Foro. Fazer parte deste espaço a partir da juventude é um projeto coletivo de formação, aprendizagem e construção.

Nesse mesmo sentido, a integração das juventudes também constitui uma enorme contribuição, visto que nós, jovens, somos a vanguarda das transformações sociais e políticas. Nos mobilizamos desde uma consciência fraternal, sororal e solidária para colocar sobre a mesa e articular as inquietações das juventudes, suas esperanças, sua criatividade e seu compromisso. Isso é necessário para pensar, refletir e planejar políticas mais justas, inclusivas e comprometidas com o futuro.

Nosso compromisso de ontem, hoje e sempre é com cada um de nossos povos e pela unidade de toda a Nuestra América. Somos a juventude da Pátria Grande, diversxs, multiculturais e com um só coração de vontades ardentes que marcham com segurança em direção à Novas Vitórias.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast