Entreguismo: Embraer será excluída de nova empresa com Boeing

Memorando de entendimento para criação de uma joint venture entre as fabricantes Embraer e Boeing exclui a brasileira de decisões estratégicas

Divulgação

Em julho deste ano,  o governo ilegítimo de Temer e do PSDB anunciou a venda de 80% da Embraer para a Boeing, fabricante norte-americana de aeronaves, vendendo patrimônio brasileiro sem qualquer diálogo prévio com a sociedade. O termos do acordo fazem com que a Embraer perca total controle operacional e administrativo da nova empresa conjunta.

O memorando de entendimento para criação de uma joint venture (nova empresa) entre as fabricantes Embraer e Boeing exclui a brasileira de decisões estratégicas. Isso é o que revela o documento, mantido até o início da última semana em sigilo, com informações sobre o negócio. A notícia foi publicada pelo portal G1.

De acordo com o memorando, a ‘Boeing teria controle total operacional e administrativo da nova companhia’. Brasileira vai ter 20% de participação na joint venture, para divisão dos lucros. Negócio depende de aprovação do governo brasileiro.

Lula e Haddad são contra venda da Embraer

O candidato a presidente da coligação “O povo feliz de novo”, Fernando Haddad em várias ocasiões já se manifestou contrário a venda da Embraer. Nesta quinta-feira (20/9), em visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), Haddad afirmou que “estamos fazendo chegar à população que nós somos contra essa venda e, se se houver possibilidade jurídica de reversão, com certeza nós faremos”.

Ainda segundo o candidato do PT, “essa venda açodada, precipitada, que não foi dialogada com a sociedade, como outras alienações que estão sendo feitas das nossas riquezas. É um erro um governo que não tem voto vender o nosso patrimônio sem um diálogo com a população. E a Embraer ela é fruto de muito investimento público em ciência e tecnologia. É um patrimônio nacional inclusive para a área da defesa, e não poderia ser sido tomada uma decisão sem o mínimo diálogo com o Congresso e com a sociedade em geral.”

Por Lula.com.br