Etapas do Fórum de Mulheres Negras Petistas acontecem por todo o país

Encontros ocorrem nos estados como aquecimento para o Fórum Nacional; Iniciativa é da Secretaria de Mulheres com a Secretaria de Combate ao Racismo do PT

Debate do Fórum de Mulheres Negras Petistas em Goiânia

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT estão produzindo o Fórum Nacional de Mulheres Negras Petistas, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, em Guarulhos (SP). A escolha da data é uma homenagem porque nesse mês celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

As etapas estaduais para o encontro já estão acontecendo por todas as regiões do país, com debates acerca do papel da mulher negra na sociedade e sobre as estratégias de representação política e partidária. O objetivo é retirar delegadas para participar do Fórum Nacional.

A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, fez questão de dizer que está muito animada com esses encontros que estão acontecendo, e que isso irá dar força para que o Fórum Nacional seja um espaço muito bem articulado.

“O balanço é muito positivo porque vários estados se organizaram, e é muito bom ver essa parceria da Secretaria de Mulheres com a Secretaria de Combate ao Racismo, trabalhando em um processo de protagonismo das mulheres negras e de empoderamento”, afirmou Anne.

Anne explicou também que um dos objetivos do Fórum é pensar estratégias para as Eleições de 2020. “Nós queremos ter mais mulheres negras disputando as eleições, acho que isso é uma forma de ocupar esse espaço com uma identidade que é necessária. Ainda vai acontecer nesse próximo final de semana mais alguns encontros nos estados e aí a gente se encontra no Fórum Nacional em Guarulhos”.

O Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, também falou da importância do evento. “Em um ambiente extremamente conservador e dominado pela extrema-direita consideramos um marco histórico o fato de termos realizado nesse final de semana, em parceria com a Secretaria Nacional de Mulheres, encontros estaduais das mulheres negras petistas em todas as regiões e mais de 18 Estados do Brasil”.

Martvs esclareceu que a principal motivação para realizar o Fórum Nacional é a luta das mulheres negras brasileiras, e que o Partidos dos Trabalhadores reconhece essa batalha. O Secretário também agradeceu “a todas e todos os dirigentes das Secretarias Estaduais de Mulheres e de Combate ao Racismo que se empenharam para o êxito dessa jornada”.

O Fórum Nacional irá debater e elaborar estratégias de resistência e superação do racismo, e através disso trabalhar o empoderamento das mulheres negras para aumentar a participação delas dentro do Partido dos Trabalhadores.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT