Evo Morales pede tranquilidade e respeito ao resultado das eleições na Bolívia

“É muito importante que todas e todos os bolivianos e partidos políticos aguardemos com tranquilidade que cada um dos votos, tanto das cidades quanto da área rural, seja contabilizado e que o resultado das eleições seja respeitado por todos”, afirmou. Morales também convocou as Forças Armadas e a Polícia “para que cumpram fielmente seu importante papel constitucional”. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann acompanha as eleições em La Paz

Reprodução

Candidato do MAS, Luis Arce, vota em La Paz, capital da Bolívia

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, divulgou declaração conclamando o povo bolivianos a participar das eleições com tranquilidade, sem cair em provocações e com o sentimento de assegurar a volta da democracia ao país. O candidato do MAS, Luis Arce, é favorito e as pesquisas apontam para a sua vitória nas urnas.

“É muito importante que todas e todos os bolivianos e partidos políticos, aguardemos com tranquilidade que cada um dos votos, tanto das cidades quanto da área rural, seja contabilizado e que o resultado das eleições seja respeitado por todos”, afirmou ex-presidente em Buenos Aires, onde se encontra exilado. Morales também convocou as Forças Armadas e a Polícia “para que cumpram fielmente seu importante papel constitucional”.

Morales destacou que todos os bolivianos estão empenhados com a tarefa central do país de consolidar a democracia, a paz e a reconstrução econômica da Bolívia. Ele esclareceu que, diante da quantidade de boatos sobre o que irá fazer,  sua prioridade “é exclusivamente a recuperação da democracia”.

As eleições transcorrem neste domingo, acompanhadas por observadores internacionais. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, está em La Paz, integrando o Observatório do Parlasul e representando a legenda.

Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales. Foto: Bertrand Langlois

Veja a íntegra da declaração de Evo Morales

1. Desde a cidade de Buenos Aires, neste dia histórico, domingo, acompanho o nosso povo no compromisso com a pátria, com a nossa democracia e com o futuro da nossa querida Bolívia, para exercer seu direito de votar seguindo os acontecimentos em nosso país. 

2. Saúdo o espírito democrático e pacífico com que transcorre a eleição.

3. Diante da quantidade boatos sobre o que vou fazer, quero dizer-lhe que a minha prioridade é exclusivamente a recuperação da democracia.

4. Eu quero pedir que não caiamos em nenhum tipo de provocação. A grande lição que nunca devemos esquecer é que violência só gera violência e que com ela todos perdemos.
 
5. Por este motivo, convoco as Forças Armadas e a Polícia para que cumpram fielmente seu importante papel constitucional.

6. Diante da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de suspender o sistema DIREPRE (Divulgação de Resultados Preliminares) passando diretamente para a contagem oficial, eu quero informá-los de que, felizmente, o MAS tem seu próprio sistema de controle eleitoral e que nossas delegadas e delegados irão monitorar e registrar cada ato eleitoral em cada mesa.

7. O povo também nos acompanhará nesta tarefa de compromisso com a democracia, como fez muitas vezes, ao que agradecemos.

8. É muito importante que todas e todos os bolivianos e partidos políticos, aguardemos com tranquilidade que cada um dos votos, tanto das cidades quanto da área rural, seja contabilizado e que o resultado das eleições seja respeitado por todos.

9. Neste domingo, no campo, nas cidades, no altiplano, nos vales, nas planícies, na Amazônia e na região do chaco; em cada canto de nossa querida Bolívia e nos vários países do exterior, cada família e cada pessoa participará com alegria e com a tranquilidade da recuperação da democracia.

10. Corresponde no futuro que todos os bolivianos, incluindo a minha pessoa, estamos empenhados à tarefa principal de consolidar a democracia, a paz e a reconstrução econômica da Bolívia.

Jallalla Bolivia!

Buenos Aires, 18 de outubro de 2020.

Evo Morales

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast