Executiva do PT delibera sobre chapas e coligações em dez estados

Decisões atingem Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins

Em reunião realizada na quinta-feira (26), em São Paulo, os membros da Comissão Executiva Nacional do PT (CEN) deliberaram sobre a definição de chapas e de coligações estaduais para as eleições deste ano.

A CEN decidiu a respeito da situação política em dez estados em que existem pendências nas negociações com outras forças partidárias e também nas definições internas. Confira aqui a resolução aprovada durante a reunião.

Confira as decisões aprovadas durante a reunião dos dirigentes nacionais petistas por estado:

Alagoas

Foi confirmada a candidatura do deputado federal Paulão, com prioridade na utilização de até 2/3 do tempo de rádio e TV. O restante do tempo deverá ser distribuído entre os (as) demais candidatos (as).

Amazonas

Foi mantido o apoio à candidatura do senador Eduardo Braga (PMDB) e ficou determinado que o PT não indicará candidato ao Senado, além de determinar ao deputado petista Francisco Praciano que não aceite a indicação para o Senado.

Amapá

A CEN reafirmou a coligação com o PSB e a indicação de Dora Nascimento, atual vice-governadora petista para o Senado, desde que o governador comprometa-se a se manter neutro durante o primeiro turno.

Espírito Santo

A direção nacional do PT decidiu dar autonomia ao Diretório Estadual para decidir a composição, condicionando, na hipótese de apoio ao PSB, o compromisso de neutralidade do governador durante o primeiro turno.

Maranhão

Foi reafirmado o apoio ao candidato Edson Lobão Filho (PMDB) e a indicação para o PT do 1º suplente ao Senado. Ficou determinada a coligação proporcional também com o PSD. Proíbe que o PT indique a candidatura a vice-governador, liberando-a para qualquer outro partido da coligação.

Pará

Foi autorizada a composição da chapa com Helder Barbalho (PMDB) candidato ao governo estadual, Paulo Rocha (PT) candidato ao Senado e Lira Maia (DEM) candidato a vice-governador.

Paraíba

A CEN determinou o apoio ao PMDB ao governo, caso mantida a candidatura do senador Vital do Rego. Condiciona eventual apoio ao PSB ao compromisso de neutralidade do governador durante o primeiro turno e seu compromisso de apoio à presidenta Dilma na hipótese de segundo turno. Exige também a garantia de candidatura do PT ao Senado.

Rio Grande do Norte

Reafirmado o apoio ao PSD e indicação da candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado. E determina inclusão do PP na coligação proporcional.

Rondônia

Os membros da CEN determinaram o apoio ao candidato do PMDB, com o compromisso de apoio à presidenta Dilma e a indicação pelo PT do candidato a vice-governador.

Tocantins

Indicado o apoio ao candidato do PMDB, Marcelo Miranda, com reivindicação de indicar o vice-governador. Constitui comissão da CEN (Rui Falcão, Geraldo Magela, Florisvaldo Souza e Bruno Elias), com mandato para decisão final, em caso de alteração do quadro eleitoral do estado.
Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast