Exposição virtual traz registros, ações e publicações pelo combate ao racismo

A Fundação Perseu Abramo disponibiliza documentos da luta política antirracista evidenciada nas Resoluções de Encontros e Congressos Nacionais do PT, notícias da mobilização política nos seus jornais, cartazes de mobilização e estudos acadêmicos sobre o tema

Site do PT

Veja a exposição online

Na semana de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Fundação Perseu Abramo reforça o seu compromisso com o a eliminação do racismo e convida a todos e todas para rememorar a exposição virtual, que traz registros da atuação pelo combate ao racismo estrutural nas resoluções do PT, documentos das ações petistas no legislativo e executivo, além de textos de jornais e cartazes históricos disponíveis para download.

“A luta antirracista é uma luta civilizatória e em 2020 a campanha Vidas Negras Importam movimentou o cenário político mundial com grandes manifestações, mesmo com o duro cenário de restrições à circulação de pessoas. A sociedade Brasileira foi estruturada na violência contra a população negra e pobre, a luta pela eliminação do racismo é pilar das lutas por democracia, por cidadania, e por justiça social e é uma forte marca nas posições do Partido dos Trabalhadores”, destaca Elen Coutinho, mulher negra, economista e diretora da Fundação Perseu Abramo.

Em um momento marcado por inéditas restrições de circulação e de reunião devido à pandemia de Covid-19, foram organizadas grandes mobilizações e intervenções públicas em diversos países. Ações como estas são uma vitória dos movimentos sociais pelo combate ao racismo, e também uma demonstração contundente da urgência social, neste início dos anos 20 do século XXI, pelo estabelecimento de mudanças profundas para eliminação do racismo.

Neste contexto, o Partido dos Trabalhadores, que completou 40 anos de existência, comemora também o aniversário de 25 anos da criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT. O Centro Sérgio Buarque de Holanda, cuja tarefa é salvaguardar e disponibilizar a documentação histórica do PT, oferece neste painel um amplo conjunto de registros da luta pelo combate ao racismo dentro e fora do partido.

A exposição virtual disponibiliza documentos organizados nos eixos:

• Sociedade brasileira e racismo (debates impressos nos jornais nacionais do PT e Fundação Perseu Abramo, que complementam este debate do racismo na sociedade brasileira. Há, ainda, um conjunto de notícias e as publicações que tratam em suas páginas de indicadores do racismo em diversas esferas da sociedade.)
  • Organização política antirracista (reúne conteúdos sobre os processos de organização da militância pelo combate ao racismo dentro e fora do PT, outros elementos fundamentais para a compreensão da mobilização como as Resoluções de Encontros e Congressos do PT contemplando a problemática antirracista e o conjunto de cartazes de mobilizações reunidos pelo PT.)
  • Conquista de direitos e políticas públicas (contempla as ações antirracistas por parte do Estado brasileiro, os projetos e programas de políticas públicas no poder executivo federal de 2003 a 2016, bem como registros da atuação petista no legislativo pelo combate ao racismo, entre 1995 e 2020, além dos programas de governo do PT para o nível federal e estudos acadêmicos sobre o tema.)
Navegue pela exposição

Da Redação, com Fundação Perseu Abramo.