Facebook e Instagram excluem nova fake news de Bolsonaro sobre vacina

Extremista divulgou em live notícia falsa de que vacinados contra Covid-19 desenvolvem vírus da Aids e, pela primeira vez, redes apagam vídeo. CPI vai incluir ataque à ciência em relatório final

Não satisfeito em ter cometido nada menos do que 12 crimes durante a pandemia, incluindo crimes contra a humanidade, Jair Bolsonaro promoveu mais um atentado contra a saúde pública e a ciência em sua última live pelas redes sociais, realizada na quinta-feira (21). Desta vez, no entanto, as mentiras do extremista de direita foram longe demais: na noite de domingo (24), o Facebook e o Instagram derrubaram a transmissão de Bolsonaro, na qual ele alegava falsamente que vacinados contra a Covid-19 passaram a desenvolver a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

“Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas”, diz uma nota das companhias, sobre a afirmação sem pé nem cabeça de Bolsonaro. “Não tem nenhuma possibilidade ou plausabilidade dessas vacinas fazerem isso. A afirmação é absurda e anticientífica”, reagiu a epidemiologista e vice-presidente do Instituto Sabin (EUA), Denise Garrett, segundo a Folha de S. Paulo.

“Na segunda-feira (18), a revista Exame fez uma matéria sobre vacina e Aids. Eu repeti essa matéria na minha live e a Exame falou de Fake News”, disse Bolsonaro. “Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina. Eu apenas falei sobre a matéria da revista Exame. E dois dias depois a Exame me acusa de ter feito Fake News sobre HIV e vacina. A gente vive com isso o tempo todo (…) certos órgãos de imprensa são fábricas de Fake News”, esquivou-se.

O mais novo ataque de Bolsonaro aos fatos será incluído no relatório final da CPI da Covid, responsável por elencar os crimes do presidente, anunciou a cúpula da comissão, nesta segunda-feira (25). Os senadores que compõem o chamado G7 na comissão também pedirão a suspensão das contas de Bolsonaro nas redes, bem como uma investigação sobre as declarações no inquérito das fake news conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Enquanto 96% das mortes por covid-19 no Brasil são de pessoas que não tomaram vacinas, Bolsonaro segue estimulando a não vacinação e consequentemente mais mortes”, denunciou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), pelo Twitter. “Bolsonaro é criminoso e precisa ser parado, primeiro para pagar pelos seus crimes, segundo para que novos crimes não sejam cometidos”, cobrou o senador, que integra a CPI da Covid.

“Temos um delinquente contumaz na Presidência da República”, escreveu o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “Informo que incluiremos, no relatório da CPI, a fala mentirosa e absurda de Bolsonaro associando a vacina contra a COVID-19 à Aids. Além disso, encaminharemos ofício ao Ministro Alexandre de Moraes, pedindo que Bolsonaro seja investigado por esse absurdo no âmbito do inquérito das fake news”, anunciou Rodrigues.

Da Redação, com CNN

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast