Famílias conquistam a casa própria pelo Minha Casa Minha Vida

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, mulheres que sonhavam com a casa própria contam como alcançaram seu objetivo após o governo de Lula e Dilma

Kamilla Ferreira/Agência PT

Joana Darc só conseguiu a casa própria graças a Lula

O sonho da casa própria por muito tempo foi inalcançável para milhões de famílias pelo Brasil. Essa realidade mudou a partir de 2009, quando o programa Minha Casa, Minha Vida foi criado no governo Lula, subsidiando a aquisição da morada própria para famílias com renda até 1,6 mil reais.

Joana Darc Alves da Silva, moradora de Juazeiro do Norte, foi uma das beneficiadas e agradece a Lula por ter seu lugar para viver.

“Estava desempregada, em momento muito difícil da vida, em processo de divórcio, com uma criança, não tinha possibilidade nenhuma, e o Minha Casa, Minha Vida foi um sonho que eu tinha, que parecia impossível, mas graças a Deus e ao presidente Lula esse sonho se tornou realidade”, relata.

Ela conta que morava com a mãe quando soube do Minha Casa, Minha Vida. “Quando eu soube desse projeto, eu corri atrás. Muitas pessoas não acreditavam, riam, falavam que não ia dar certo, mas mesmo assim eu acreditei.”

“Muitas pessoas riam de mim, criticavam, falavam que não ia dar certo, e depois essas pessoas todas pegaram a pastinha como eu fazia e foram atrás também. E todas foram beneficiadas”, relata Joana com orgulho.

Franci foi cortada do bolsa família no governo do golpista Temer, mas tem a casa própria

Outra moradora de Juazeiro, Franci Alexandre da Silva, 50 anos, diz que é muito feliz em ter conseguido o benefício do Minha Casa, Minha Vida, principalmente porque está desempregada.

“Eu achei que não ia dar certo, foram passando os anos, aí conheci uma amiga que estava se inscrevendo para ganhar umas casas, mas achei que era conversa, que não era verdade. Ela se inscreveu e ganhou, aí chegou par mim e disse. Vi que era verdade e fui atrás da minha”.

Ela relata que antes a vida era mais difícil com a cobrança constante do aluguel. “Era muito difícil porque todo mês tinha que ter aquele dinheiro do aluguel, e se não tivesse, o dono estava no pé. Era difícil mesmo, agora está mais tranquilo, a gente não pensa em aluguel, pensa em organizar a casa da gente”.

Franci também era beneficiária do Bolsa Família, mas foi cortada do programa pelo governo golpista de Temer. “O único benefício que eu tinha era o Bolsa Família, mas fui cortada, não tenho mais com esse governo que entrou agora. Eu pagava aluguel, não trabalho, então estou muito feliz pela casa. Moro eu e meu esposo, minha filha e dois netos.”

Francimar Pereira da Silva

Para Francimar Pereira da Silva, com Lula sua vida melhorou 100%. “Sou moradora do Minha Casa, Minha Vida, foi um privilégio ter recebido a minha casa, foi um sonho realizado na nossa vida.”

“A gente pagava aluguel, ganhava só um salário para sustentar nossas filhas, e hoje a gente tem nossa casa, que paga só uma taxa mínima, é um sonho realizado ter a casa própria.”

Ela defende que Lula e Dilma foram os melhores presidente do Brasil nos últimos nos porque valorizaram os pobres.

“Se hoje a gente tem uma televisão tela plana foi depois de Lula, eu mesmo consegui muita coisa depois do presidente Lula, muita coisa mesmo. Casinha arrumadinha, tudo hoje a gente agradece primeiro a Deus e depois a Lula, de poder chegar em uma loja e poder fazer um cadastro para comprar”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Pedro Sibahi, enviado especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast