Farina e Francisco Rocha: Um exemplo de partido militante

Em artigo, secretário nacional da Juventude do PT e coordenador da comissão de ética do Diretório Nacional do PT falam sobre o PT de Picos, no Piauí

Foto: Reprodução/Facebook

O Partido dos Trabalhadores da cidade de Picos, no Piauí, é um exemplo partidário. Localizada na região sudeste piauiense, a cidade possui mais de 75 mil habitantes de acordo com o último senso.

O município fez parte do roteiro do coordenador da comissão de ética do diretório nacional do partido, Francisco Rocha e João Paulo Farina, secretário nacional da Juventude do PT, que estão  percorrendo 12 estados do Brasil com a jornada #PTnaEstrada, e que não para de surpreender e renovar as esperanças na força de nossa militância.

Na passagem pela cidade, no dia 7, realizamos uma reunião breve, mas revigorante, com militantes e simpatizantes do PT de Picos e região. Estavam presentes militantes históricas como Eneida Rocha, candidata do PT três vezes a prefeitura da cidade e Nega Mazé, ambas participantes da Caravana de Lula, que passara pela cidade em 1994. Também estiveram presentes os jovens presidentes do PT de Picos, Zacarias e Antônio Filho presidente do PT de Sussuapara. Somaram-se ao bate-papo novos jovens filiados e simpatizantes ao PT.

Foi muito prazeroso ver os militantes desta região fazer o debate de transição geracional com tanta maturidade e responsabilidade. Formar uma geração, para avançar mais com a sociedade e verdadeiramente transformar a realidade Brasileira. Para isso é preciso se desafiar, inovar e dividir sonhos.

O PT de Picos nasceu em 1984, como nos relatou Eneida. Partido que sempre teve a sede aberta a militância e a comunidade desde sua fundação.  Mesmo antes do VIIº Encontro Nacional do PT em 1990, que decidiu na sua resolução de “construção partidária” ABRIR OS DIRETÓRIOS E NÚCLEOS PARA A SOCIEDADE*

Em tempos de crises, já seria um grande feito possuir uma sede, mas desde sua fundação estar servindo organicamente a tanto tempo é um motivo e tanto, para pensarmos na maneira de como ainda é possível construir um partido militante e formador.

A estrutura possui hospedagem para os companheiros da região, espaços para formações, uma sala para reuniões de aproximadamente 60m², tamanho surpreendente em comparação a cidades do mesmo porte. Conta ainda com cozinha sob autogestão e salas para diversas ações, como os setoriais e atividades culturais.

Destaca-se a estrutura do PT de Picos, em contraponto ao fato de que é comum em vários lugares não possuírem sede ou qualquer estrutura, dificultando a organização partidária,  muitas vezes recorrendo a mandatos ou virando meramente comissões provisórias.

Com toda a certeza manter uma sede organizada e em funcionamento exige calendário e planejamento, mas nos dias atuais, mais do que isso, é um ato de amor e coragem ao partido e ao nosso projeto. O PT de Picos é verdadeiramente um exemplo.

O resultado de tanta organização e dedicação, ocorreu nestas eleições de 2016. Conquistamos o paço municipal, elegendo como prefeito o petista Padre Walmir Lima. Picos é uma das 256 prefeituras que ganhamos em nestas trágicas eleições municipais. Talvez um pouco da receita da vitória em um momento tão negativo para o povo e o partido, esteja na aposta nas pessoas, na formação e em um partido comprometido com sua renovação, encurtando os caminhos fáceis dos partidos endinheirados e das ricas campanhas.

Fica também a defesa do financiamento público transparente como única alternativa aos partidos. Fonte livre dos cabrestos de empresas ou de indivíduas que queiram um partido dependente aos seus interesses. Mesmo assim, com a força de seus militantes o PT de Picos se autofinancia e dá exemplo a muitas cidades grandes e até capitais. Viva ao PT! Viva aos militantes do PT de Picos.

João Paulo Farina é secretário nacional da Juventude do PT

Francisco Rocha é coordenador da comissão de ética do Diretório Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast