FHC precisa contar a história da sua reeleição, critica Lula

Em seminário da Contraf, ex-presidente cobrou que tucano fale abertamente sobre o escândalo sobre a compra de votos para a emenda da reeleição, em 1997. Para Lula, FHC “não tinha direito de falar bobagem”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, na quarta-feira (20), que o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) esclarecesse aos brasileiros o escândalo sobre a compra de votos para a emenda da reeleição, em 1997.

“Se ele quisesse falar de corrupção, ele precisaria contar para este país a história de sua reeleição. Eu espero que, com a mesma postura com que ele foi agredir o PT ontem à noite, ele diga – se não quiser dizer para mim não tem problema, eu sei como foi. Senta na frente do seu neto e conta pra ele. Seja verdadeiro”, criticou.

As declarações de Lula foram dadas durante a abertura do Seminário Nacional de Estratégia para o Ramo Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em São Paulo, na noite de quarta.

Para o ex-presidente. FHC “não tinha o direito de falar a bobagem que falou” durante o programa partidário do PSDB, exibido em rede nacional na terça-feira (19). No vídeo utilizado para atacar o PT e o governo da presidenta Dilma Rousseff, os tucanos ignoraram os registros de corrupção no próprio partido.

“Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou”, rebateu o petista.

“Não teve no nosso mandato ‘engavetador’ no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete”, lembrou Lula.

O ex-presidente petista voltou a pedir que a oposição respeite a democracia e a reeleição da presidenta Dilma.

“Essas pessoas que estão batendo panela deveriam saber que democracia tem de ser respeitada, e a Dilma foi eleita presidente da República pelo voto direto”, afirmou.

“Nenhum país no mundo vai pra frente com a descrença, com o mau humor e a má vontade que está acontecendo no Brasil hoje”, criticou Lula, no evento.

Da Redação da Agência PT de Notícias