Fifa investe US$ 100 mi no futebol brasileiro

Montante do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 será investido nos 15 estados que não sediaram mundial

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Jérôme Valcke: Fifa comprometida com evolução do futebol

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, na terça-feira (20), que investirá US$ 100 milhões para desenvolver o futebol brasileiro nos próximos anos. O montante equivale a aproximadamente R$ 260 milhões e faz parte do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a federação, o recurso será investido nos 15 estados que não sediaram o mundial de futebol em 2014. A previsão da instituição é construir novos centros de treinamento e estádios. Além disso, iniciativas de saúde pública e programas sociais fazem parte do programa da Fifa.

Do montante, 60% será destinado a obras de infraestrutura, 15% para o futebol de base, 15% para o futebol feminino, 4% para projetos de saúde pública, 4% para projetos sociais e 2% para custos de administração e logística.

A capital do Pará, Belém, foi a primeira cidade contemplada com o projeto. A Fifa construiu um centro de treinamento no Centro Esportivo da Juventude, perto do Estádio Olímpico, com quatro campos de futebol. Os próximos estados a
serem beneficiados serão Rondônia e Tocantins.

“Todos os estádios construídos estão sendo regularmente utilizados e queria reforçar que estamos trabalhando arduamente para que o nosso compromisso no país não acabe. A Fifa tem o comprometimento de evoluir o futebol e é isso que queremos mostrar aqui”, explicou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em coletiva de imprensa.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, o grande legado da Copa do Mundo de 2014 será resultado dos investimentos nas categorias de base e no futebol feminino.

A implantação dos projetos coordenados e financiados pela Fifa ficará sob responsabilidade da CPF. A entidade trabalhará com base em projetos aprovados e enviados pela entidade de futebol mundial.

Valcke afirmou que a Fifa fará auditorias para garantir que os recursos sejam realmente investidos em projetos para desenvolvimento do futebol brasileiro.

“Temos regras muito rígidas e um sistema de auditoria permanente, auditamos sempre o que é feito com o fundo para ter certeza que está de acordo com as regras”, garantiu o secretário-geral da entidade.

Da Redação da Agência PT de Notícias