Focus Brasil nº 16: Brasil sob Bolsonaro, genocídio e corrupção

Na edição nº 16 da revista Focus Brasil, a cobertura completa sobre a sessão da CPI da Covid que abalou a República: o depoimento dos irmãos Miranda

Site do PT

Revista Focus Brasil #16

A edição nº 16 da revista Focus Brasil (CLIQUE AQUI para acessar) tem a cobertura completa sobre a sessão da CPI da Covid que abalou a República: o depoimento dos irmãos Miranda. Além disso, a reportagem da Focus apresenta os detalhes do provável esquema de corrupção, mais um elemento do genocídio que Jair Bolsonaro promove no Brasil. A estratégia de disseminação do vírus comandada pelo presidente da República é um dos motivos que provoca a revolta do povo brasileiro e que leva aos protestos nas ruas. Sobre as manifestações, a revista conversou com o coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, e com o sociólogo e diretor-presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra. Ambos enxergam a possibilidade de que os protestos contra Jair Bolsonaro ganhem mais amplitude, pressionem o governo e Arthur Lira a, finalmente, avaliar pedidos de impeachment.

O ator e diretor, Paulo Betti, é o personagem da entrevista semanal. Ele falou sobre o sentimento de voltar a participar dos protestos e declarou que a mobilização é fundamental porque estamos diante da morte. A 16ª edição da Focus Brasil publica reportagem sobre o golpismo autoritário que a extrema-direita vem promovendo na América latina. Outro assunto, é o reconhecimento da suspeição de Sergio Moro pelo Supremo Tribunal Federal. Além da cobertura sobre o julgamento, a revista conta com o artigo da jurista Gisele Cittadino. Henrique Fontana, deputado pelo PT, escreve sobre a reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional. O senador Jean Paul Prates assina artigo sobre os próximos passos para tentar evitar a privatização da Eletrobrás.

A série de artigos sobre os prejuízos causados pelo golpe de 2016 analisa nesta semana a política econômica neoliberal que vem encolhendo a economia brasileira ano após ano. As consequências são a explosão do desemprego e a precarização das condições de trabalho. Em outra reportagem, a Focus alerta para o aumento dos preços de alimentos e da fome no país. Já o ex-presidente da Funai, Márcio Meira, assina artigo sobre o desmonte da política indigenista promovida pelo governo Bolsonaro. A revista conta também com artigos da deputada estadual Adriana Accorsi, sobre o aumento da violência contra as mulheres, e do ativista Azilton Ferreira Viana, sobre a necessidade de aprofundar a luta para garantir direitos da comunidade LGBTQI.

Por fim, a revista conta com o espaço de memória e artigos sobre os 50 anos da obra As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, e uma homenagem aos 80 anos de Marco Aurelio Garcia.

Da Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast