Frei Anastácio: Bolsonaro quer fechar as universidades públicas brasileiras

“Até agora, o Ministério da Educação foi o mais afetado com cortes no governo Bolsonaro, de R$ 7,4 bilhões cortados em apenas quatro meses de gestão”

Lula Marques

Deputado federal Frei Anastácio

O deputado Frei Anastácio (PT-PB) afirmou que o governo Bolsonaro já colocou em prática sua política de fechamento das universidades públicas do País. “Já vieram os ataques para fechamento de cursos e agora vem o corte de recursos na ordem de 30%. Essa medida desastrosa deixará as universidades fragilizadas”, criticou o deputado.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, já está estudando reduzir o número de funcionários terceirizados e prontamente já suspendeu concessões de passagens internacionais.

“Até agora, o Ministério da Educação foi o mais afetado com cortes no governo Bolsonaro, de R$ 7,4 bilhões cortados em apenas quatro meses de gestão. É preocupante e sintomático que os maiores cortes tenham sido justamente feitos na área da educação”, observou o deputado.

Com o anúncio do corte, a UFPB já planeja enxugar o quadro de funcionários. “Vários setores da universidade perderão parte dos funcionários que ajudam a instituição a funcionar, como vemos hoje. Isso resultará numa precarização do ensino e do bom funcionamento da UFPB, assim como um aumento no número de desempregados no País”, lamentou o parlamentar.

Uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraud, reitores de universidades e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Andifes) está sendo articulada para que essa decisão possa ser revista.

“Precisamos unificar a luta contra todos os ataques que estamos sofrendo no governo Bolsonaro e mostrar a força do movimento estudantil. Estarei em defesa da educação e na luta em defesa das instituições federais, como instrumento de transformação social”, concluiu Frei Anastácio.

Por Assessoria de Comunicação