Fundações de seis partidos vão monitorar ações de Jair Bolsonaro

Representantes das entidades do PT, PCdoB, PSol, PSB, Pros e PDT vão avaliar políticas governamentais em temas como trabalho, saúde e educação

As fundações ligadas ao PT, PSOL, PDT, PSB, PCdoB e Pros lançam nesta quinta-feira (31) um grupo de trabalho para monitorar e avaliar o governo Bolsonaro. O evento começará às 17h no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).

Batizado de ‘Observatório da Democracia’, o objetivo do grupo é estudar as políticas governamentais em áreas como trabalho, saúde e educação. Os resultados serão divulgados no site www.observatoriodademocracia.org.br.

“É uma perspectiva inédita. As fundações desses partidos construíram coletivamente uma metodologia própria de acompanhamento sistemático e de análise objetiva das políticas públicas de responsabilidade do governo federal voltadas ao parlamento e a toda sociedade”, explica o presidente da Fundação Perseu Abramo (PT), Márcio Pochmann.

“Vamos construir um Observatório que fará uma avaliação diagnóstica e um juízo crítico das políticas públicas propostas por este governo. Vamos poder auxiliar os partidos e a sociedade a compreender os impactos das medidas e dos retrocessos”, acrescenta o presidente da Fundação Maurício Grabois (PCdoB), Renato Rabelo.

Na mesma linha, o ex-governador da Paraíba e presidente da Fundação João Mangabeira (PSB), Ricardo Coutinho, disse que entidade buscará, junto com as demais fundações, alertar as ameaças “às boas políticas públicas, à democracia e ao povo brasileiro”.

A análise constante das ações do governo, no entanto, não significa que apenas partidos de oposição podem compor o grupo. Outras fundações, aliás, também são convidadas a participar do Observatório.

“É uma iniciativa colaborativa e técnica. O Observatório irá convidar fundações de diferentes partidos e é aberto para quem quiser contribuir, sem nenhum lastro de radicalismo”, destaca o presidente da Fundação da Ordem Social (PROS), Felipe Espírito Santo.

Por PT no Senado