Gleisi cobra investigação de atentados ao PT

Escritório da legenda em Goiânia foi alvo de ataques e Presidenta do partido quer apuração do caso. No fim de semana, a casa da presidenta do diretório municipal do partido em Nuporanga, no interior de São Paulo, também esteve na mira de suspeitos. “Há algo de grave quando a oposição se torna vítima da violência”, denuncia

Foto: Alessandro Dantas

Gleisi adverte a redução do auxílio irá ampliar aumentar as desigualdades sociais

Deputada federal e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann denunciou nesta quarta-feira, 1º de julho, que o fascismo está recorrendo à violência para intimidar a oposição e tentar calar os críticos ao presidente Jair Bolsonaro. Ela lamentou que a Sede do Diretório Municipal do PT em Goiânia (GO), tenha sido alvo de vandalismo, nesta manhã. Houve uma tentativa de incêndio na sede do partido na capital goiana. A direção da legenda registrou boletim de ocorrência e aguarda investigação do caso.

Gleisi estranha que o episódio tenha ocorrido poucos dias depois de outro episódio grave, ocorrido na cidade de Nuporanga, no interior de São Paulo. A casa da presidenta do PT no município, a professora Mariene Guito, foi alvo de ataques sofridos na madrugada de domingo com bombas lançadas por mascarados. O PT também exigiu apuração rigorosa e há suspeita do envolvimento de policiais militares.

“Essa prática da intimidação pela violência é intolerável”, criticou Gleisi. Ela lembrou que a sede do PT em Goiânia já havia sido alvo de atentados na madrugada em março de 2016. E, também naquela ocasião, ocorreu uma tentativa de incêndio. O caso não chegou também à nenhum responsável.

“Há uma escalada fascista no Brasil”, adverte a presidenta do PT, listando o último episódio em que radicais de extrema-direita romperam o pacto de civilidade e do tolerável e promoveram um ataque à sede do Supremo Tribunal Federal há duas semanas. “É preocupante que estejamos naturalizando o uso da violência física para intimidar a oposição”, criticou.

“Reitero o que disse há poucos dias. A violência política tem de ser repudiada e punida. O PT tem sido um alvo recorrente de ataques. Já fizeram um atentado com tiros à caravana de Lula em 2018. Depois, jogaram uma bomba na sede do Instituto Lula em São Paulo. Na última campanha presidencial, atacaram a comitiva de Fernando Haddad. Isso precisa parar”, denuncia Gleisi.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast