Gleisi: PT tem uma grande responsabilidade com o povo brasileiro

Presidenta Nacional do PT esteve no Piauí nesta sexta (25) onde apresentou o Plano Emergencial de Emprego e Renda e comentou a capa criminosa da revista Veja

Allana Sousa

Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) acaba com os direitos dos trabalhadores e afunda o país em uma crise econômica e social, o Partido dos Trabalhadores apresenta caminhos para levar o Brasil a crescer novamente. Nesta sexta-feira (25), a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, participou de uma série de atividades no Piauí onde lançou, ao lado do governador Wellington Dias, do deputado federal Paulo Teixeira, e outras lideranças o Plano Emergencial de Emprego e Renda. Na ocasião, o governador também apresentou uma versão do programa para o estado.

Gleisi também concedeu entrevista para Oscar de Barros, repórter do portal Pensar Piauí e durante a manhã se reuniu com as mulheres petistas quando debateram sobre o fortalecimento das candidaturas femininas para 2010.

“Lula está preocupado com o povo brasileiro, com o desemprego, com a fome que voltou, isso afeta muito ele. Lula nos estimulou muito a apresentar o Plano Emergencial de Emprego e Renda, para mostrar que tem saída para a crise”, afirmou Gleisi ao repórter Oscar de Barros, mencionando o plano, uma iniciativa do partido junto à Fundação Perseu Abramo, Instituto Lula e as bancadas, lançado nacionalmente em agosto.

“O Supremo deve respeitar a Constituição”

 

Ainda sobre o ex-presidente, Gleisi cobrou a liberdade de Lula: “Ele está muito sereno e confiante, pois sabe da sua inocência. Lula é vítima de um processo farsesco, montado pelo então juiz Sérgio Moro, que tem posição política. O habeas corpus da suspeição do Moro precisa ser votado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para anular a condenação. Depois de tudo que saiu do Intercept, não é possível que o Moro não sofra nenhuma penalização. O ex-presidente tem direito a um julgamento justo, com juiz isento”.

Além de se posicionar sobre o comportamento de Moro, o STF também precisa terminar a apreciação das ADCs referentes à prisão em segunda instância. A presidenta do PT espera que o Judiciário respeite a Constituição em sua decisão: “Eu espero que o Supremo restabeleça a Constituição Federal que é clara sobre trânsito em julgado. Não precisa fazer nenhuma interpretação. A ministra Rosa Weber resgatou o entendimento que ela tinha desde o início. Essa decisão não é boa para o Lula, ela é boa para a democracia”.

“Sem laços com a realidade”

 

Questionada sobre a divulgação de uma matéria criminosa pela revista Veja nesta sexta-feira (25), Gleisi comentou que o partido acionará legalmente o veículo e os envolvidos, conforme já havia reiterado em nota divulgada. Gleisi fez questão de reforçar o caráter absurdo da publicação: “Soltamos uma nota muito contundente sobre essa matéria da Veja, vamos processar a revista. Essa fala do Marcos Valério é de 2018, já foi investigada e não tem provas e nem lastros com a realidade. Ele queria melhorar sua condição de pena, e aí faz esse tipo de delação mentirosa”.

Coletivo partidário

 

Uma de suas agendas no Piauí é a abertura da etapa estadual do 7º Congresso. Questionada sobre o processo congressual – que teve início em julho e terminará em novembro com a etapa Nacional – Gleisi destacou a importância do PT na política brasileira: “Estamos sempre pensando no coletivo partidário. O PT é o maior partido de esquerda do Brasil, por 13 anos, fez os melhores governos que esse país já teve e hoje faz oposição responsável. Gerou emprego e renda. Apesar de jovem, o partido tem uma grande experiência e uma grande responsabilidade com o povo brasileiro. Nosso foco é fortalecer o partido, a nossa militância  e a eleição de 2020, com olhar firme para 2022”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast