Gleisi reitera pré-candidatura de Lula, lançada nesta sexta (8)

Senadora e presidenta do PT convocou militância para ato em Contagem (MG) e reiterou que partido trabalha pela liberdade de Lula

Alessandro Dantas

Gleisi em entrevista à rádio Cornélio AM

A senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores, afirmou na manhã desta quinta (7) que “a candidatura do Lula independe dele estar lá ou não, ele será nosso candidato e nós vamos registrar o Lula em agosto, até porque ele estando preso, não está com seus direitos políticos suspensos”. Ela falou em entrevista ao vivo para a rádio Cornélio AM, do Paraná, na qual convidou toda a população a participar do ato nacional de lançamento da pré-candidatura de Lula, que ocorre nesta sexta (8), em Contagem (MG).

Questionada sobre a candidatura de Lula em um contexto no qual o ex-presidente é mantido preso político, Gleisi afirmou que as energias do partido e da militância estão concentradas em trabalhar pela liberdade de Lula, tanto politicamente quanto juridicamente.

“Até porque essa prisão do Lula foi feita em um processo que o condenou sem prova e sem crime. Lula é inocente e estamos lutando por isso. Infelizmente os tempos do judiciário e o próprio judiciário não tem cumprido seu papel a contento. Não tem o mesmo rigor e forma em relação a outras pessoas, especialmente na área política”, disse a senadora.

Gleisi também destacou que o ato de sexta-feira acontece no mesmo local onde foi feito o lançamento da candidatura de Dilma Rousseff em 2014 e que hoje a presidenta legítima lidera as intenções de votos para senadora em Minas Gerais.

“Dilma é nossa pré candidata em Minas, ela estará no lançamento. Escolhemos Minas, que é o segundo maior colégio eleitoral do país, onde a gente governa”, disse Gleisi. “Será um evento bonito, todas as nossas lideranças estarão lá. Embora Lula não esteja presente, ele está escrevendo uma carta que será lida a todos”.

Ela destacou que o evento é um compromisso de todo o partido, movimentos sociais e lideranças com Lula, e falou do site de financiamento da pré-campanha. “Ontem começamos a arrecadação do presidente pela plataforma virtual, a vaquinha do Lula. No primeiro dia arrecadamos mais de 50 mil reais, isso mostra que as pessoas querem se envolver com a campanha do Lula, querem participar, e mais do que tudo querem Lula candidato”.

Gleisi reiterou que Lula será registrado candidato, pois “a constituição é muito clara nisso, a pessoa só perde os direitos políticos quando a sentença que a condenou for reafirmada pelo STF, que não é o caso do Lula, então registraremos Lula e vamos lutar para que a candidatura dele se viabilize na justiça eleitoral”.

Ela comentou sobre a viabilidade inclusive pela Lei da Ficha Limpa. “O artigo 26C diz que a inelegibilidade pode ser retirada até a diplomação. A pessoa pode continuar candidata, mesmo se TSE negar o registro. No Paraná o prefeito de Porecatu foi eleito preso e depois tomou posse. Vamos registrar Lula, até porque ele tem a maior intenção de votos hoje, tem a soma dos votos dos concorrentes e mais que o dobro do segundo colocado. O povo brasileiro confia nele e quer Lula candidato.”

Sobre um possível plano B, Gleisi foi contundente ao afirmar que essa possibilidade não é nem discutida no momento. “Não cogitamos plano B. Se perguntar lá na frente, porque deu tudo errado, vamos avaliar com o Lula. Ele tem uma sabedoria política muito grande, conhece a alma do povo brasileiro e tenho certeza que ele saberá orientar uma saída”.

 

Lula preso político não se abala

Gleisi ainda afirmou que, apesar de ser mantido como preso político, Lula se mantém forte e animado. “O Lula é um gigante, ele não enverga, uma pessoa que já passou muitas dificuldades na vida, muitas adversidades, e parece que isso dá a ele uma força e uma resistência incomum. Ele está muito firme forte e determinado a lutar pelo Brasil”, afirmou a senadora.

“Ele está indignado com a injustiça que ele sofre, mas ele mesmo diz que está passando o que muita gente sofre no Brasil. O que mais o entristece é a situação do povo brasileiro. Ele não consegue entender como se deteriorou tanto a situação do Brasil.”

“Ele pergunta se tiraram a Dilma e o prenderam só para piorar a vida do povo. Na nossa época o povo parcelava carro e casa, hoje tem que parcelar gás de cozinha.”

“Para um homem que governou o Brasil e vê isso, não se conforma. Ou é muita incompetência ou é projeto dirigido, e na verdade é o projeto do Temer é voltado apenas para uma parcela da sociedade brasileira, para os mais ricos”, completou a presidenta do PT.

Veja a entrevista na íntegra:

GLEISI NA RÁDIOAcompanhe AO VIVO a entrevista da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, à rádio Cornélio AM, do Paraná:

Publicado por PT no Senado em Quinta-feira, 7 de junho de 2018

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast