Governadores pedem urgência na aquisição de vacinas contra Covid

Em audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado, nesta segunda (10), Wellington Dias alertou que o Brasil ficará isolado internacionalmente se permanecer no fim da fila da vacinação

Foto: Wanezza Soares

O governador Wellington Dias

O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador das vacinas no Fórum dos Governadores, Wellignton Dias, defendeu nesta segunda-feira (10), celeridade na aquisição de vacinas para que o país possa acelerar o cronograma de imunizações em 2021. Ele participou, com o governador do Maranhão Flávio Dino, o governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja e o prefeito de Florianópolis, de audiência virtual da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado.

Os governadores pediram aos parlamentares ajuda na articulação para trazer insumos para a produção de vacinas e a importação de imunizantes como a Sputnik V, cujos 37 milhões de doses negociados pelos governadores ainda estão desautorizadas para uso no Brasil. Segundo Wellington Dias, o Brasil corre o sério risco de isolar-se internacionalmente caso permaneça no fim da fila da vacinação ao longo do ano de 2021.

“A expectativa é de que a China, e aqui o Chile, a Argentina, a Bolívia, enfim, vários países no entorno do Brasil ou países desenvolvidos, de economia mais forte, com quem temos uma mais intensa relação, estarão, como eles chamam lá, na lista verde, na lista dos países com elevada imunização”, lembrou Dias.

“E do outro lado, o Brasil, com baixa imunização. Isso vai dar efeito na desigualdade, nas relações entre os países”, advertiu o governador. “Haverá seguramente um cuidado, uma exigência maior de se alcançar um patamar de imunização. [Os países] não querem trazer para dentro novas variantes, e isso vai causar problemas”, explicou Dias.

Um dos objetivos é a ampliação dos esforços diplomáticos para trazer mais Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo utilizado na aplicação da vacinas e que está escasso no Brasil. A outra frente de trabalho é a pressão pela liberação da Sputnik V, ainda represada pela análise da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alega falta de dados sobre o imunizante.

100 milhões de vacinas

Na semana passada, o Fórum dos governadores encaminhou à agência documentos do Instituto Gamaleya, responsável pela produção da vacina, com detalhes sobre a eficácia da Sputnik V. Dias também conversou com técnicos da agência nesta segunda para tratar da aquisição de pelo menos 100 milhões de doses de vacina a fim de acelerar o compasso da campanha de vacinação, ainda caminhando muito devagar.

“Agradeço a abertura do diálogo com a Anvisa e faço um apelo para que possamos alcançar cerca de 100 milhões de doses de vacina para que o Brasil tenha condições de imunização em massa, pelo menos, até agosto deste ano, como vai ocorrer com os países mais desenvolvidos”, reforçou o governador. Queremos garantir variadas vacinas e produção de IFA pelo Butantan, União Química e Fiocruz. Precisamos evitar uma terceira onda da Covid-19”, alertou o Dias.

Na reunião, foram abordados ainda o quadro de ocupação de leitos de UTI e estoques de oxigênio, programas de testagem da população nos estados e municípios, a aplicação de medidas de isolamento social e o retorno às aulas.

Da Redação, com Agência Senado e Assessoria do Governo do Piauí

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast