Governadores pressionam e vacinação contra Covid-19 será antecipada

Em entrega simbólica das vacinas em Guarulhos, governadores defenderam aplicação imediata das imunizações, cujo início estava previsto para quarta-feira (20). “É só o começo de uma caminhada que vamos vencer juntos, com a ajuda da ciência e de todos aqueles que lutaram contra a pandemia durante quase um ano no Brasil”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias. Em nome do Fórum de governadores, Dias cobrou do governo federal um cronograma de vacinação para os próximos meses

Foto: Divulgação

Dias: “Boa parte dos investimentos em hospitais de campanha foram feitos com recursos dos Estados e prestamos contas para órgãos de controle estadual e com toda transparência. É o caso do Piauí, em alguns casos foi o próprio setor privado quem fez o investimento, é o caso do Maranhão”

O início da vacinação, que estava marcada para quarta-feira (20), foi antecipada para esta segunda (18) após pressão dos governadores. No ato simbólico de distribuição das vacinas aos estados junto ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, governadores pediram que o cronograma fosse adiantado e que as imunizações comecem assim que as vacinas chegarem ao destino.

Segundo Pazuello, 4,5 milhões de vacinas serão envidas a todos os estados. “Combinamos com os governadores de acelerar todo o cronograma. O cronograma inicial era a logística hoje”, disse o ministro. Amanhã [terça] a logística dos estados para o município, e na quarta-feira o início. Os governadores solicitaram que assim que chegassem aos estados eles tivessem a liberdade de iniciar a vacinação”, explicou. “Alguns estados podem iniciar um pouco depois, mas aqueles que começam começam às 17h”.

“Temos vacina! É um momento histórico, piauienses”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias, em Guarulhos, onde as vacinas foram distribuídas. “É só o começo de uma caminhada que vamos vencer juntos, com a ajuda da ciência e de todos aqueles que lutaram contra a pandemia durante quase um ano no Brasil”, afirmou Dias. Ele prometeu iniciar a vacinação no estado imediatamente e cobrou do governo um cronograma detalhado das imunizações para os próximos meses.

“Um outro ponto que gostaríamos de tratar é a perspectiva, além dessa distribuição de hoje […], e nessa perspectiva termos também um cronograma – janeiro, fevereiro, março, abril, maio – para que possamos ter esse planejamento nos estados”, afirmou Dias em nome do Fórum de governadores.

Dias foi elogiado por governadores pela atuação junto ao governo federal na aquisição das vacinas. “Queria parabenizar pelo trabalho de coordenação e ajuda também aos outros estados que ele tem feito, olhando como um verdadeiro líder que é, com todo respeito e carinho pelo estado dele, mas olhando a gente como nação,”, disse o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

“Estamos prontos para receber as primeiras doses ainda hoje e iniciar a distribuição às 417 cidades baianas”, garantiu o governador da Bahia, Rui Costa. “Hoje, quero comemorar meu aniversário com a chegada da vacina à Bahia”, celebrou Costa. “Chego aos 58 anos com muita esperança e vontade de trabalhar para vencer a guerra contra a Covid-19”.

Da Redação, com informações de ‘Folha de S. Paulo’ e ‘Revista Fórum’