Governo Bolsonaro é primeiro da República sem Norte e Nordeste

Nenhum dos 22 ministros escolhidos por Jair Bolsonaro representa os estados do Norte ou Nordeste, fato inédito no Brasil desde 1889

Pela primeira vez na história da República, o governo que tomará posse no dia 1º de janeiro não terá nenhum representante das regiões Norte e Nordeste em sua equipe de ministros, segundo informou matéria da Folha nesta sexta-feira (21). Nem mesmo na República Velha, de 1889 a 1930, o governo deixou de ter representantes de pelo menos uma das regiões.

A região Nordeste foi a única que não deu vitória a Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Fernando Haddad, do PT, obteve 69,7% dos votos válidos nessa região. Já o candidato do PSL ficou com 30,3% dos votos válidos dos nordestinos. Já o Norte foi a região com disputa mais acirrada (Bolsonaro 51,9% X 48,1% Haddad).

Dos 22 ministros anunciados, 8 são do Sul, além do vice, Hamilton Mourão. Foi também nesta região que o futuro presidente obteve o maior número de votos. Bolsonaro venceu com 68,3% dos votos válidos, contra 31,7% de Haddad. Outros 11 futuros ministros nasceram no Sudeste, 2 no Centro-Oeste e 1 é colombiano naturalizado brasileiro.

Lula, representante legítimo do nordeste, quando tomou posse em 2003 estava acompanhado de três ministros da região e uma acriana, mantendo sempre representantes de uma das regiões em suas gestões. Dilma Rousseff quando assumiu a Presidência em 2011, estava acompanhada de oito nordestinos na Esplanada.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações da Folha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast