Governo libera verbas para socorro às vítimas das chuvas no Paraná

Ao todo, 79 cidades decretaram estado de emergência e nove pessoas morreram

O Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 140 mil para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Paraná. As 79 cidades em situação de emergência receberão o repasse para compra de cestas de alimentos para socorro às vítimas da tragédia. Na segunda-feira, o ministro Francisco Teixeira se reuniu com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira para tratar da ajuda do governo federal ao estado.

Segundo a Defesa Civil do Paraná, 124 municípios foram atingidos e nove pessoas morreram. Em todo o estado, mais de 55 mil pessoas foram afetadas e mais de sete mil estão desalojadas. Há ainda 2.436 desabrigadas e 2.286 estão em abrigos. Mais de 6,3 mil residências foram danificadas. A Defesa Civil Nacional vai enviar 1700 kits dormitórios para as vítimas.

Apesar do Instituto Simepar, responsável pelas previsões meteorológicas, prever uma diminuição das chuvas, o número de municípios afetados ainda pode aumentar, em decorrência do escoamento, que pode invadir propriedades e regiões ribeirinhas.

O encontro no Palácio Iguaçu, que discutiu os prejuízos das enchentes, também contou com a participação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), representantes do Exército Brasileiro, Ministério da Saúde, Defesa Civil Estadual e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.

Da Redação da Agência PT de Notícias