“Guerra híbrida” interna compromete vacinação nos Estados Unidos

Diante da campanha de desinformação, que se volta contra os interesses de seu governo, Joe Biden passou a criticar as redes sociais pela disseminação de notícias falsas sobre vacinas. “Elas estão matando as pessoas”, disse

Site do PT

Fábrica bolsonarista de mentiras.

Uma onda de fake news ameaça comprometer o esforço da campanaha vacinação nos Estados Unidos e, em consequência, a agenda econômica do atual governo de Joe Biden. A Casa Branca responsabiliza as notícias falsas que circulam nas redes sociais, disseminadas por canais de TV de direita, como Fox News, Newsmax e One America News.

Biden havia prometido vacinar com a primeira dose 70% dos adultos acima de 18 anos até 4 de julho, data de comemoração da independência americana. Além de não atingir a meta, a vacinação avança com lentidão e, segundo especialistas, não deve subir em relação ao nível atual – 69,6% dos adultos receberam ao menos a primeira dose.

Diante da dificuldade de atingir a “imunidade de rebanho” e do avanço da nova variante delta, que já responde por 83% das novas contaminações, o governo pode ser obrigado a impor novas restrições sanitárias no país. A “guerra híbrida” interna compromete os planos de Biden, que apostou em superar a pandemia e implementar seu plano de recuperação econômica do país.

O diretor de Saúde Pública dos EUA, Vivek Murthy, afirmou que a desinformação era responsável, ao menos em parte, pela rejeição às vacinas contra Covid-19 —e, consequentemente, pela morte de pessoas que já podiam ter recebido a imunização. As imunizações diárias, que tiveram um pico de 3,3 milhões de doses aplicadas em abril, agora baixaram para cerca de 550 mil por dia.

A campanha de vacinação, diferente do Brasil, enfrenta sua maior dificuldade em estados do Sul e do Meio-Oeste dos EUA, em que governadores republicanos criticam as vacinas e o uso de máscaras. No Mississippi, por exemplo, apenas 50% da população recebeu a primeira dose. Já na Pensilvânia, que fica no Nordeste do país e é governada por um democrata, 78,2% dos adultos estão parcialmente imunizados.

Segundo a Folha, pesquisa feita pela revista The Economist e pelo instituto britânico YouGov de julho apontou que, entre os americanos que não pretendem se vacinar, 90% dizem temer os efeitos colaterais da imunização. Desses, 50% afirmam acreditar que vacinas em geral causam autismo e que a de Covid é usada pelo governo para implantar um chip nas pessoas.

Biden acusa: “estão matando as pessoas”

Diante da campanha de desinformação, que se volta contra os interesses de seu governo, Joe Biden passou a criticar as redes sociais pela disseminação de notícias falsas sobre vacinas. “Elas estão matando as pessoas”, disse Biden, sugerindo que as empresas teriam responsabilidade pela recusa à vacina.

O Facebook reagiu mostrando que 85% dos usuários da plataforma foram vacinados ou pretendem se vacinar e informou ter derrubado 18 milhões de conteúdos antivacina. Facebook, Twitter e YouTube promovem conteúdos de autoridades de saúde com informações corretas sobre a Covid e os imunizantes.

Segundo estudo organização CCDH (centro de combate ao ódio digital, em português), divulgado pela Folha de S. Paulo, 12 influenciadores eram responsáveis por 65% da desinformação antivacina que circula nas redes sociais. Atingindo 62 milhões de seguidores, apenas esses influenciadores geraram US$ 1,1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) de faturamento para as gigantes da internet.

De acordo com o relatório da CCDH, quatro meses após a divulgação do relatório, grande parte da desinformação continua online, apesar de as plataformas terem derrubado perfis e conteúdos.  “O Facebook e as plataformas não fizeram o suficiente para reparar o dano desde a publicação do relatório; as empresas derrubaram contas e reduziram o alcance de conteúdos, mas o material ainda atinge milhões de pessoas”, disse à Folha Imran Ahmed, diretor-executivo do CCDH.

Da Redação com Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast