Haddad chega dia 20 a Minas Gerais para retomar andanças pelo país

Para atender aos anseios da militância, ex-ministro voltará a dialogar com a população em viagens por todas as regiões do Brasil; trajeto percorrerá vales e veredas do estado

O Brasil vive, sob a ótica de todos aqueles que estão atentos aos desdobramentos políticos em curso, uma de suas piores fases desde a reabertura democrática. Como se não bastasse o flerte permanente com o autoritarismo, o desgoverno de Jair Bolsonaro revelou-se um completo fracasso – sobretudo econômico. Mas cenário tão desfavorável é justamente o que motivou o ex-ministro Fernando Haddad a encarar novamente o desafio de percorrer o país e ir de encontro aos anseios da população.

A nova andança, que ocorre entre os dias 20 e 24 de março, terá como destino uma região marcada por profundas transformações e atingida em cheio pelo neoliberalismo colocado em prática desde o golpe de 2016: os vales e veredas de Minas Gerais. “Esta agenda nasce de um desejo da base do PT de que o Haddad volte a rodar o país. E é simbólico que ele comece o seu percurso no semiárido mineiro, que é a região mais pobre do estado”, explica Gleide Andrade, secretária Nacional de Finanças do PT.

Antes de percorrer a região do semiárido, Haddad faz uma parada em Belo Horizonte, onde participará da solenidade de 40 anos do PT na Assembleia Legislativa de MG no dia 20 de março, ao lado da presidenta Gleisi Hoffmann. Depois pega o caminho dos vales: começando por João Monlevade e Coronel Fabriciano no Vale do Aço, cidades que marcaram história de resistência nos anos 70, junto ao ABC paulista com o sindicalismo combativo, que fomentou a luta por Diretas Já e o fim da ditadura militar; depois parte em direção ao Vale do Rio Doce; passa pelo Vale do Mucuri; por fim, chega ao médio e baixo Vale do Jequitinhonha e termina em Diamantina (no alto Jequitinhonha), cidade tombada pela Unesco e pelo patrimônio histórico da humanidade, onde está localizada uma das mais importantes universidades públicas criada pelo governo Lula – a UFVJM, quando Haddad era o então ministro da Educação

“Em todas essas agendas ele falará com lideranças do PT, mas também com a sociedade. Haddad vai passar pelos institutos federais, todos eles fundados quando ele era ministro, para debater com a população temas como a crise do governo federal, as constantes ameaças autoritárias, o desmonte à educação pública, entre muitos outros pontos”, conclui Gleide.

20/03

BELO HORIZONTE
Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho
10h – Reunião especial da ALMG em homenagem aos 40 anos do Partido dos Trabalhadores

João Monlevade
Sindicato dos Metalúrgicos – R. Duque de Caxias, 163 – José Elói
17h – Tema: Médio Piracicaba com Fernando Haddad

21/03

Vale do Aço
Coronel Fabriciano
Centro Universitário do Leste de Minas – UNILESTE
Avenida Tancredo Neves, 3500, Universitário
10h30 – Palestra: Neoliberalismo, suas consequências na democracia, desenvolvimento econômico e nas políticas sociais.

Vale do Rio Doce
GOVERNADOR VALADARES
Garfo Clube – Av. Rio Doce, s/n – Ilha dos Araújos
15h – Palestra: Educação e Democracia

22/03

Vale do Mucuri
TEÓFILO OTONI
Quadra do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teófilo Otoni
Rua Frei Serafim, 870, Dr. Laerte Laender
9h – Debate: A importância para o PT nas eleições 2020 no resgate da democracia brasileira

23/03

Vale Médio/Baixo Jequitinhonha
ARAÇUAÍ
Ginásio Poliesportivo IFNMG – Campus Araçuaí
Fazenda do Meio Pé da Serra, s/n, BR367, km 278
9h – Palestra: Políticas Educacionais: O Papel dos Institutos Federais no Enfrentamento das Desigualdades

Mercado Municipal – Rua Frei Rogato, Alto Mercado
12h – Visita ao Mercado Municipal em obras de reforma

24/03

Vale Alto Jequitinhonha
DIAMANTINA

Anfiteatro da UFVJM – Rua Da Glória, 187, Centro
9h – A importância da interiorização da educação pública, gratuita e de qualidade para o desenvolvimento regional e nacional.

Acaiaca Clube – R Quitanda, 23 – Centro
15h – Encontro Regional do Alto Jequitinhonha e Posse das Direções Municipais do PT

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast