Haddad enfrenta Globo no JN: “Boa noite, presidente Lula!”

Durante entrevista ao Jornal Nacional, o candidato à presidência enfrentou todos os ataques e interrupções. Haddad foi interrompido 62 vezes

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad no Jornal Nacional

Em entrevista ao Jornal Nacional, Fernando Haddad mostrou por que foi o escolhido pelo ex-presidente Lula para ser candidato à presidência da República em seu lugar: enfrentou com altivez cada um dos seguidos ataques e interrupções de William Bonner e Renata Vasconcellos.

Haddad respondeu a todas as acusações infundadas da dupla de jornalistas, denunciou que a Globo é investigada em uma série de inquéritos e conseguiu demonstrar como os governos do Partido dos Trabalhadores fortaleceram o combate à corrupção e revolucionaram a educação.

Haddad colocou o “boa noite presidente Lula” no Jornal Nacional, apesar das reiteradas recusas da Rede Globo em cobrir as manifestações a favor da liberdade de Lula (e em cobrir a campanha de Lula nas ruas, diga-se de passagem). O candidato à presidência falou sobre suas inúmeras conquistas quando ministro da educação, e afirmou: “eu saí do ministério tendo a melhor avaliação no governo mais bem avaliado da história do Brasil. Nós criamos o Prouni, universidades federais em 126 cidades, escolas técnicas em 214 cidades, 1500 creches, mais de 37 mil ônibus escolares do Caminho da Escola. Não existe um município do Brasil que não tenha recebido benefícios do MEC”.

Interrompido por 62 vezes ao longo dos pouco mais de 28 minutos de entrevista, Haddad enfrentou os 19 minutos voltados exclusivamente para acusações sobre corrupção. Ele denunciou a indústria de delações premiadas em voga no país, e afirmou que a Globo condena sem provas, além de ser ela própria investigada em uma série de inquéritos. Bonner afirmou, com ironia, que investigações contra a Globo não são de interesse popular. Haddad então apontou que a Globo goza de concessão pública e que portanto as denúncias que a envolvem são de interesse público.

O candidato deixou nítido: “há dois tipos de governos quanto a isso. Um governo que fortalece os mecanismos de combate à corrupção e outro que os enfraquece. Os governos do PT foram os que mais fortaleceram os organismos que combatem à corrupção”. Haddad lembrou ainda que a corrupção na Petrobras não é recente, é histórica, mas que só foi descoberta pelos mecanismos de combate a corrupção que o PT criou. “A corrupção na Petrobras, ela data de tempos da ditadura militar. De muito tempo, se você não fortalece os mecanismos que combatem você não descobre a corrupção. O papel do governo é fortalecer esses organismos”. Bonner disse ainda que o Brasil cresceu no ranking de combate a corrupção, só esquecendo de dizer que foi graças a medidas aprovadas pelo PT, como lembrou Haddad.

Haddad ainda fez a Globo engolir as falas do próprio PSDB: Tasso Jereissatti, ex-presidente tucano, admitiu que seu partido errou ao questionar o resultado das urnas e ao votar contra os próprios princípios parar tirar o PT do poder – e que acabaram por sabotar o país.

O candidato à presidência finalizou a entrevista falando com o povo brasileiro. “Eu tenho certeza que todos que estão me ouvindo se lembram dos 12 anos de normalidade democrática que nós vivemos. Era Luz para Todos, eram universidades. Nós geramos 20 milhões de empregos. Nós podemos sair dessa crise e recuperarmos o projeto que já deu certo para o Brasil ser Feliz de Novo”.

Por lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast