Haddad: “O que há de mais nobre é a soberania popular”

O candidato à vice de Lula participou de entrevista coletiva em Belo Horizonte e falou sobre o plano Lula de Governo e os projetos para Minas Gerais

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad em belo Horizonte

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (29), em Belo Horizonte, Fernando Haddad, candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre o modo democrático pelo qual Lula governou em seus dois mandatos e sobre como o ex-presidente pretende fazê-lo novamente.

“A nossa esperança é pela retomada do estado democrático de direito, porque o que há de mais nobre é a soberania popular, o direito de o povo escolher seu presidente”, disse Haddad. O candidato a vice-presidente afirmou que confia que as autoridades brasileiras vão seguir a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU que obriga o Estado brasileiro a garantir a Lula seu direito a ser candidato.

O ex-ministro da educação de Lula lembrou a forma republicana por meio da qual o ex-presidente sempre governou o país, ao afirmar que Lula nunca discriminou estados governados por partidos da oposição, como era o caso de Minas Gerais. As gestões do PT sempre enviaram muitos recursos ao estado, diferentemente de Temer que deixou Minas à míngua. “Quando Lula era presidente eu nunca vi um governador de oposição reclamar de não receber recursos. Eu recebia ordem para tratar republicanamente a todos. Era o padrão Lula de governar”, reforçou o candidato a vice.

Encontro com reitores

Durante a coletiva, Haddad também falou de seu encontro, na manhã desta quarta-feira, com reitores de vários institutos e universidades de Minas, quando recebeu uma pauta de reivindicações e de reclamações pela forma discriminatória como vêm sendo tratados pelo governo Temer, quase colocando a perder boa parte dos avanços conquistados.

Haddad destacou que Minas Gerais foi um dos estados mais contemplados pela expansão da rede de educação dos governos Lula e Dilma, tanto no ensino profissional quanto no superior e, agora, “tivemos uma perda muito grande de alunos que, por falta de apoio estudantil, abandonaram o curso, ou seja, um investimento perdido”. Ainda segundo ele, “são coisas dramáticas que estão acontecendo na rede federal de educação e os reitores estão muito ansiosos pela retomada do diálogo com o governo federal, que não existe hoje, e pela retomada também dos projetos que foram desconstruídos nos últimos dois anos”.

Fernando Haddad durante reunião com reitores em Belo Horizonte

Plano Lula de governo

Haddad citou propostas do Plano Lula de Governo para as áreas de saúde, educação e segurança, em uma atuação conjunta entre governo federal e governo dos estados.

Na educação, o plano Lula de governo prevê avanços no ensino médio por meio de cooperação com a rede federal. Na saúde, será implantado o Mais Médicos Especialidades, e para a segurança a ideia é a federalização da investigação de alguns tipos de crimes, liberando as polícias civis e militares dos estados para tratar da prevenção e de outros tipos de delitos.

Por lula.com.br