Ibope: só 13% aprovam governo golpista de Michel Temer

Levantamento mostra também que 66% dos entrevistados não confiam no governo; 25% acham que condução do país piorou após afastamento de Dilma Rousseff

Foto: Lula Marques/ Agência PT

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (1) revela que o governo golpista de Michel Temer (PMDB) é desaprovado pela população brasileira. Apenas 13% dos entrevistados avaliaram positivamente a gestão.

Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa mostra que 39% avaliam a gestão Temer como ruim ou péssima, enquanto outros 36% a consideram regular. Não souberam responder 13% dos ouvidos pelo Ibope.

Confiança abalada

Assim que assumiu o governo após o golpe contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff, o presidente ilegítimo Michel Temer começou o desmonte das estruturas de Estado que atuaram com políticas públicas voltadas à inclusão social e respeito às minorias. A falta de mulheres ministras foi um dos pontos de maior agressão às conquistas das últimas décadas.

Pelo visto, medidas não foram bem recebidas pela população. Conforme registrou o Ibope, duas a cada três pessoas entrevistadas (66%) disseram não confiar no governo golpista de Temer e 53% afirmaram que desaprovam a maneira como ele governa.

Além disso, a condução do país piorou com a saída de Dilma, na avaliação de 25% da população.

Desaprovação em todas as áreas

Foram pesquisadas ainda as avaliações da população sobre o desempenho em diversas áreas importantes para o país. Em todas, o governo golpista de Temer registra avaliação negativa, mantendo o patamar de dois terços de desaprovação.

A área com maior percentual de desaprovação foi a de Impostos, com 77% de menções negativas. Em seguida, vêm: Taxa de Juros 76%, Saúde 73%, Segurança Pública 72%, Combate ao desemprego 67% Educação 64%, Inflação 64%, Combate à fome e à pobreza 63% e Meio Ambiente 55%.

Denúncias de corrupção

O noticiário lembrado pelos entrevistados desde o golpe é igualmente desfavorável a Temer. A notícia mais citada refere-se ao afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção, seguida de notícias sobre a Operação Lava Jato, o processo de cassação de Eduardo Cunha e a corrupção no governo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast