Ineficiência de Bolsonaro coloca 500 mil brasileiros na fila do Bolsa Família

Desde junho, o número de pessoas aguardando na fila pelo benefício saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494.229 famílias

Reprodução/Brasil 247

“Em apenas um ano, o programa Bolsa Família voltou a enfrentar um antigo problema. Desde junho, a fila de pessoas aguardando pelo benefício saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494.229 famílias”, aponta reportagem de Pedro Capelli e Elisa Martins, publicada no jornal O Globo.

“São famílias cujo perfil de renda é compatível com programa e já estão cadastradas — mas continuam na miséria e sem a ajuda de R$ 89 por pessoa”, apontam os jornalistas, que obtiveram os dados por meio da Lei de Acesso à Informação, após quatro meses de demanda junto ao Ministério da Cidadania, que só liberou a informação depois de determinação da Controladoria-Geral da União (CGU).

“Entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261.429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje esse número está em 5.667”, aponta ainda reportagem.

A presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR), usou suas redes sociais para denunciar que o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, fazem economia em cima dos pobres. “Volta da fila no principal programa de erradicação da pobreza é fruto de cortes dos beneficiários. Desigualdade e desemprego crescem e o povo volta a passar fome. É o novo normal do Brasil sob Bolsonaro e Guedes, fazem economia em cima dos pobres”.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), o Brasil está parado, não há governo. “Apagão. Não há governo. Há lunáticos administrando o País. O resultado é esse. O País está parando. E parando nos serviços que mais importam à população. O povo pobre não terá mais direito à aposentadoria, nem ao Bolsa Família. Inaceitável”, afirmou a deputada.

A política econômica do governo privilegia os mais ricos, escreve o deputado Henrique Fontana (PT-RS). “A ineficiente política econômica do governo Bolsonaro, que privilegia os mais ricos e afeta diretamente os mais pobres, traz como grande consequência aumento da fila de espera do Bolsa Família, que saltou de zero para quase 500 mil famílias”.

Além do caos no Bolsa-Família, o governo Bolsonaro já conseguiu colocar 3 milhões de brasileiros na fila do INSS e minou a credibilidade do Enem, com erros na correção das provas, entre outros exemplos de falhas administrativas.

Por PT na Câmara com Brasil 247

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast