Integrantes de governo golpista de Temer são alvo de protestos

Atos de repúdio, escrachos e pedidos de demissão coletivos tem marcado os protestos contra apoiadores do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB)

Desde que assumiu interinamente a Presidência, governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) tem enfrentado constantes protestos, atos de repúdio e escrachos. O próprio presidente golpista foi alvo de atos em frente à sua casa, assim como políticos que votaram a favor do golpe na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Além deles, integrantes, aliados do governo e ministros golpistas de Temer estão sendo recebidos com protestos por onde passam.

Nesta terça-feira (21), após ser abordado por um cidadão que o chamou de golpista e traidor do Brasil, o senador tucano José Aníbal (PSDB-SP) resolveu agredir o manifestante. Assista aqui:

O deputado Paulinho da Força (SDD-SP) foi hostilizado por passageiros de um voo São Paulo – Brasília, na noite deste domingo (19). O protesto começou depois que o parlamentar foi reconhecido por um passageiro, que o chamou de “Paulinho da Farsa Sindical”, ganhando a adesão de várias pessoas presentes na aeronave, que batiam palmas e gritavam ‘Golpista!’ e ‘Não vai ter golpe!”. “Eu, como cidadão, fico indignado de viajar ao lado de uma pessoa que quer retirar direitos dos trabalhadores em nome de uma farsa sindical”, continuou. O deputado Beto Mansur (PRB-SP) tentou defender Paulinho e também foi hostilizado. Nos fundos da aeronave, grupo gritava: “Golpistas, fascistas, não passarão!”

Ministro do Trabalho vaiado na OIT
No dia 8 de junho, Ronaldo Nogueira foi alvo de protesto na Organização Internacional do Trabalho, durante conferência na sede da ONU em Genebra, na Suíça. Quando Nogueira subiu ao plenário, sindicalistas, autoridades e delegados de dezenas de países levantaram placas em protesto e passaram a vestir camisetas denunciando o golpe de estado no país. A fala do ministro precisou ser interrompida duas vezes devido aos gritos que o chamavam de “golpista” e “fascista”.

Ministro do Esporte vaiado em londres
Na terça-feira (7), o Ministro interino do Esporte foi recebido com vaias em frente à Embaixada do Brasil em Londres. Veja no vídeo abaixo como foi:

Vídeo: Democracy for Brasil – UK | Ali Rock

Cássio Cunha Lima é vaiado na abertura do São João de Campina Grande
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi vaiado na própria terra. Ao ser chamado ao palco na abertura do São João de Campina Grande (PB), na madrugada do sábado, 4 de junho, o senador golpista foi fortemente vaiado e chamado de “golpista” pelo público presente ao Parque do Povo.

Escracho ao golpista Kassab em Campina Grande (PB)
O ministro golpista da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, foi recebido com escracho quando visitou o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande (PB), na sexta-feira, 03 de junho. É que um grupo de manifestantes do Levante Popular da Juventude estava esperando por ele. A exemplo do que aconteceu com outros políticos que se posicionaram a favor do impeachment, Kassab também foi ostensivamente chamado de “golpista”.

Faculdade de Direito contra Ministro da Justiça
Comitê São Francisco Contra o Golpe fez protesto no dia 30 de maio contra o ministro golpista da Justiça Alexandre de Moraes, a quem chamaram de “um dos maiores inimigos do povo brasileiro”. Conforme explicaram nas redes sociais, “Alexandre de Moraes é conhecido e temido pela população negra e periférica e por diversos movimentos sociais por sua atuação em chacinas e repressões”. Para eles, “Alexandre usa de sua função como Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da USP para legitimar seu discurso em defesa do impeachment ilegítimo”. “Escrachamos Alexandre de Moraes representando aqueles que não aceitam a política de violência do atual Ministro contra o povo e contra os movimentos sociais. Seguimos na luta: não ao golpe, fora Temer!”, concluem. Leia o manifesto na íntegra aqui.

Servidores pedem saída de Ministro da Transparência após áudio vazar
Um grupo de servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) fez um protesto na segunda-feira (30) para pedir a saída de Fabiano Silveira, ministro de Transparência, Fiscalização e Controle do governo golpista de Michel Temer. A motivação maior do protesto é a desarticulação da CGU pelo governo golpista, com esvaziamento de funções e redução da independência para fiscalizar desde que se criou o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle ligado diretamente à Presidência da República. Mas os servidores protestam também pela revelação do conteúdo de áudios em que Silveira aparece conversando com Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, e dando dicas de como se portar e se defender na Operação Lava Jato quando ainda era integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Leia mais aqui.

Ministro de Relações Exteriores é alvo de protesto no exterior
O ministro golpista das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), não teve vida fácil em sua primeira viagem internacional como membro do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Em Buenos Aires, Argentina, onde o chanceler foi participar de uma série de debates, Serra foi alvo de uma chuva de bolinhas de papel na noite de domingo (22) atiradas por manifestantes brasileiros e argentinos ao chegar na embaixada do Brasil, sob gritos de “golpista”. Leia mais aqui.

Protesto no MEC
O ministro golpista da Educação e Cultura, Mendonça Filho (DEM), foi recebido com protestos e vaias ao assumir a pasta na manhã de sexta-feira (13). E durante a tarde, ao participar de encontro no então extinto Ministério da Cultura, os servidores seguraram cartazes com as frases “Vaza Mendonça Filho” e “Cultura sim, golpe não”. Leia mais aqui.

Da Redação da Agência PT de Notícias