Investimento em saúde cresceu com PT; desvio bilionário é falso

Milícias bolsonaristas espalham mentira de que Lula e Dilma desviaram R$ 242 bilhões da saúde volta a circular durante a pandemia. Assim como outras fake news contra o PT, buscam esconder sua inoperância no combate à pandemia

Reprodução Twitter

Governo Bolsonaro sonega recursos para a Saúde

Existe uma desinformação antiga, mas que nas últimas semanas voltou com força, aproveitando-se da crise sanitária que vivemos com a pandemia de Covid-19 e os necessários investimentos em saúde. Essa mensagem afirma que o PT desviou R$ 242 bilhões da saúde durante os governos Lula e Dilma – o que é mentira.

A notícia falsa inclui na conta bilionária os recursos da CPMF que deixaram de ser aplicados em saúde. O fato é que parte do dinheiro não foi para o SUS porque seguiu destinado à Previdência e aos programas de combate à pobreza, não por desvios do PT, mas pela divisão feita pela Emenda Constitucional 37, de 2002, aprovada no governo Fernando Henrique.

“Sem descontar a inflação, o gasto com saúde aumentou 304% nos governos do PT. Quem tirou dinheiro da saúde foi Temer e agora Bolsonaro, com o teto dos gastos, que congelou o dinheiro da saúde em 2017, retirando 22 bilhões do SUS, que estão fazendo falta agora para o povo”, destaca Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Agradecemos a todos e todas que enviaram essa denúncia. Contamos com sua ajuda para combater a fábrica de fake news.

Denuncie por aqui!