Investimentos e programas do PT em saúde salvam vidas na pandemia

Novo vídeo da campanha “Quem defende você é o PT” vai ao ar nesta quarta e resgata os investimentos dos governos Lula e Dilma na saúde pública

Site do PT

Na esteira da campanha “Quem defende você é o PT”, lançada na semana passada pela direção nacional do partido, foi ao ar nesta quarta-feira (12) um vídeo com o tema da Saúde. O filme aborda os investimentos realizados e os vários programas  implementados durante os governos Lula e Dilma na área da saúde pública.

O fortalecimento do SUS, a implantação de mais da metade das UTI´s existentes hoje no país e que estão salvando vidas atingidas pela pandemia, a criação do SAMU e de programas como o Farmácia Popular e o Mais Médicos são avanços citados no filme da campanha que busca resgatar o legado dos 13 anos de governos do PT.

O filme também traça um paralelo entre as ações dos governos Lula e Dilma com o que ocorre neste momento no país, diante da tragédia provocada pela pandemia do coronavírus, que já matou mais de 100 mil pessoas enquanto o presidente Jair Bolsonaro trata a doença com desdém e irresponsabilidade.

Assista o vídeo

“Saúde para todos”

No período de 2003 a 2016, as ações de saúde se tornaram parte de uma estratégia de inclusão social para milhões de brasileiros.

Para se ter uma ideia da priorização da saúde durante os governos Lula e Dilma, os investimentos em ações e serviços públicos cresceram 86% acima da inflação, passando dos R$ 64,8 bilhões investidos em 2003, no primeiro ano do governo Lula, para R$ 120,4 bilhões no último ano do governo Dilma.

Cerca de 450 UPA´s 24 horas (Unidades de Pronto Atendimento) foram criadas com uma média diária de atendimento a quase 120 mil pessoas. O programa Farmácia Popular foi implantado em 35 mil pontos do país, com remédios de graça para hipertensos, diabéticos e asmáticos, além de propiciar medicamentos a baixo custo para quem sofria de outras doenças.

Em cerca de três mil municípios brasileiros foi implantado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com uma cobertura de 75% do território nacional. E o programa Mais Médicos, criado em 2013, beneficiou milhões de brasileiros onde antes não havia nenhum tipo de cobertura de saúde pública.

Estes foram alguns dos inúmeros avanços conquistados na área da saúde pública durante os governos Lula e Dilma, e que comprovam o mote “Na hora do vamos ver, quem defende você é o PT“.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast