Ivan Alex e Silvana Donatti: Crime de Mariana (MG), um assunto nacional e intersetorial

Em artigo, Ivan e Silvana afirmam que a intersetorialidade deve ser a arma política e organizativa para a mobilização partidária sobre o tema

Antonio Cruz/Agência Brasil

Rompimento de duas barragens da mineradora Samarco

A luta concreta dos povos “atingidos pelo capital”, por sua voracidade e ausência de limites, é o que deve presidir o PT nessa renovação de caminhadas.

A tragédia de Mariana (MG), um crime socioambiental de repercussões internacionais, é um exemplo para essa diretriz. O rompimento da barragem que causou duas dezenas de mortos, quase assassinou um rio e vários afluentes, liquidou lavouras da agricultura familiar, que deixou pescadores, lavadeiras, populações indígenas à míngua é algo que deve ser tratado em sua dimensão verdadeira.

Mais do que em Minas Gerais e no Espírito Santo (incluído parte de seu litoral), essa tragédia provocada pela mineradora Samarco exige sua abordagem em termos nacionais, sobretudo agora que a empresa tem sucessivos ganhos em suas ações protelatórias na Justiça. As vítimas, sejam as famílias do entorno da barragem rompida, sejam as populações no curso da Bacia do Rio Doce, não podem ser vítimas do “esquecimento” proposital da empresa e da Justiça.

É essa atitude que se demanda de lutadores e lutadoras sociais. Ao lado do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), petistas devem se organizar para dar ao crime da Samarco a amplitude merecida. A intersetorialidade deve ser nossa arma política e organizativa para a mobilização partidária sobre o tema.

Muito já se acumulou nessa frente de luta. Inclusive com a participação de petistas nos estados e municípios: ao nível do Governo e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de universidades, ONG’s e movimentos sociais diversos.

Internamente ao PT é que se demanda uma requalificação de nossa militância para fortalecer essa luta. A mobilização para a renovação dos coletivos de secretarias e setoriais é uma oportunidade ímpar que passa à nossa frente. O PT de Minas deu a largada para que alcancemos isso em um evento de mobilização (12/08) para a renovação das secretarias e setoriais.

Meio Ambiente, Combate ao Racismo, Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Agrário, Economia Solidária, Mulheres, Sindical e várias outras secretarias e setoriais devem agir de forma articulada para dar a essa tragédia a repercussão que ela merece. Essa inédita atuação conjunta, somada às iniciativas institucionais do governo mineiro, de nossas bancadas federais e estaduais (Minas Gerais e Espírito Santo), das bancadas municipais dos municípios atingidos pela tragédia devem repor o PT, por inteiro, nessa luta.

Mãos à obra.

Ivan Alex Lima
Secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT e foi assessor especial do governo do estado da Bahia

Silvana Donatti