Já são dois mil comitês populares em defesa de Lula e da democracia!

Seja em associações, sedes, em casa ou até em ônibus, militância mostra seu poder de organização e resistência em defesa da democracia e de Lula

Divulgação

Comitê na segunda zonal de Goiânia

Militantes de todo Brasil se organizaram e criaram mais de dois mil comitês populares, dando um exemplo de resistência e força popular.

Em defesa da democracia, da imparcialidade judicial e do direito do ex-presidente Lula ser candidato trabalhadores, sindicalistas, jovens, militantes fizeram de suas casas, de seu trabalho, das sedes partidárias e de associações comunitárias comitês que funcionam como verdadeiras trincheiras contra o golpe.

A criatividade e o empenho não tem fim. Até um comitê móvel foi criado na Bahia, promovendo ações itinerantes por todo o estado. Em Anápolis (GO) a dona Leonidas de 91 anos coordenou e criou em sua casa e nas de seus filhos três comitês populares.

Em Manaus (AM), mulheres também se uniram em resistência ao golpe, elevando o número de comitês no Amazonas para 320. Em Goiânia, Rosilda Andrade se auto declarou “um comitê popular”.

Comitê Móvel em Defesa da Democracia e de Lula

Os comitês populares funcionam como um agrupamento de militantes ou não, filiados ou não, sindicalistas ou não, que resistem à retirada de direitos, aos abusos do Judiciário, à parcialidade da Justiça e à tentativa de corromper a eleição de 2018 a partir do impedimento de Lula. Os grupos distribuem materiais, ajudam no esclarecimento da população, promovem atos em suas cidades ou bairros.

Em Goiás, uma iniciativa do PT estadual mudou a cara dos comitês populares ao dar o caráter literal “petista de carteirinha”. Os coordenadores dos 254 comitês constituídos recebem uma carteirinha de identificação incentivando e reconhecendo o trabalho da militância.

ona Leônidas, viúva, petista de carteirinha , que com seus 91 anos de idade, formou o Comitê Popular “Em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”

Comitês internacionais

Até fora do país comitês foram criados, como o Comitê Internacional de Solidariedade a Lula localizado em Londres. O evento contou com a presença de brasileiros dos movimentos Democracy for BRASIL UK, PT Londres e Arts for Democracy, além de militantes de outros países, como Bolívia, Peru, Portugal e França.

Em Paris estão sendo organizadas ações na Torre Eiffel pelo núcleo petista que também divulgou à imprensa parisiense uma cara denunciando o golpe que, em sua terceira fase, busca inviabilizar a candidatura de Lula para manter a cartilha neoliberal e golpista no Brasil.

Os comitês também estão à frente das caravanas e atos organizados em Porto Alegre entre os dias 22 e 24, quando serão julgados os recursos de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4a região. Não só na capital gaúcha, mas em todos os estados, os comitês também preparam ações e vigílias junto aos diretórios do PT, de outros partidos e de movimentos sociais nas sedes das justiças federais e fóruns.

Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast