Jean Paul desafia candidatura da direita e do atraso em Natal

Candidato do PT enfrenta a máquina do dinheiro e dos ricos, na corrida contra o tucano Álvaro Dias, que tem o apoio das oligarquias do Rio Grande do Norte e do ministro de Bolsonaro, Rogério Marinho. Disputa se torna mais intensa no final da corrida municipal e petista briga para ir ao segundo turno. A hora é de virar voto e crescer a quatro dias das eleições

Divulgação

Candidato do PT à Prefeitura de Natal, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) briga na reta final da campanha para assegurar uma vaga no segundo turno. A quatro dias da decisão nas urnas, ele arregaçou as mangas e intensificou as caravanas pelos bairros da cidade, na briga pelo voto do eleitor. A peleja é dura, porque as classes dominantes locais apoiam um candidato conservador, que tem muito dinheiro e apoio da mídia.

Sustentado pelos grandes veículos de comunicação do estado, o atual prefeito Álvaro Dias (PSDB), o candidato das oligarquias, tem sido beneficiado pela manipulação das pesquisas eleitorais na cidade. Ele lidera a corrida, de acordo com o Ibope, mas enfrenta resistência, porque tem o apoio do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a face de Jair Bolsonaro no estado.

Jean Paul diz que a luta é boa, porque o povo de Natal está acostumado à briga e lembra que, nas eleições de 2018, a então senadora Fátima Bezerra (PT-RN), ganhou as eleições para o governo do estado sem a máquina federal e contra todas as oligarquias do estado. “Um bom prefeito muda tudo. Natal não pode continuar entre as oligarquias e o bolsonarismo”, ressalta.

O candidato petista tem uma plataforma de governo em que a geração de emprego é prioridade, batendo de frente com a política econômica do governo Bolsonaro, levada por Paulo Guedes e que tem resultado no aumento do desemprego no país e da desigualdade social. “Vamos revitalizar os programas de apoio ao primeiro emprego e também criar os polos de empreendedorismo e investimento, como o Território Criativo da Ribeira, o Polo Pesqueiro do Estuário do Potengi, a Escola Virtual de Turismo e Hospitalidade e revitalizar os mercados e feiras de alimentos, artesanatos e produtos locais”, disse, listando suas propostas.

Líderes petistas no estado acreditam que hora é de brigar por voto e que a eleição não está definida, porque apesar de o atual prefeito Álvaro Dias liderar as pesquisas, com mais de 40%, a briga pelo segundo lugar segue embolada, com as candidaturas de Jean Paul (PT), Kelps Lima (Solidariedade), Delegado Leocádio (PSL) e Hermano Morais (PSB) empatadas tecnicamente, girando em torno de 5% a 7%.

O ex-presidente do PT no Rio Grande do Norte Fernando Mineiro, primeiro vereador do partido em Natal, eleito em 1988, lembra o histórico do partido que sempre foi de chegada no final das campanhas. “Jean tem chance, sim, de ir ao segundo turno”, aponta o ex-deputado estadual. Ele avalia que o povo de Natal está cansado do bolsonarismo e das oligarquias e as forças populares têm espaço e simpatia de muitos, apesar de fragmentadas em muitas candidaturas – além de Jean Paul pelo PT, Morais pelo PSB, ainda concorrem Beto, pelo PV; e Rosália Fernandes, pelo PSTU. “Vamos conquistar cada voto e colocar o senador no segundo turno”, aposta.

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) também acredita numa virada forte nesta reta final. “A disputa para o segundo turno está em empate técnico e nós vamos virar voto”, acredita. Ela diz que Jean Paul tem as melhores propostas para conquistar o voto do povo e melhorar a administração da cidade. O plano de governo do PT contempla um projeto de cidade sustentável que promove o desenvolvimento e tem inovações importantes, como transporte público em ônibus elétrico e passagens de graça.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast