Jessé Souza faz diagnóstico da elite brasileira em curso on line

O pesquisador e autor de diversas obras que refletem o Brasil, como “A elite do atraso” retomou a história do Brasil República para explicar como a classe dominante protagonizou golpes políticos com apoio da classe média

O sociólogo Jessé Souza, um dos grandes pensadores brasileiros da atualidade, foi o professor convidado para a aula inaugural do curso de formação “Para entender a realidade brasileira e pensar o futuro”, iniciado no último domingo (17/05) pelo Youtube e Facebook dos Militantes do PT em Portugal (para link de saída https://www.youtube.com/channel/UCX4Dya8JCI45YH9FGmKOduw), grupo responsável pela organização da formação, em parceria com o Instituto Edésio Passos. O curso teve alcance mundial, foram mais de 1.200 inscrições realizadas por pessoas de diferentes países da Europa, América Latina e dos Estados Unidos, além dos quatro cantos do Brasil.

Para a aula de abertura, Jessé Souza fez uma reconstrução histórica do Brasil República e sua classe média para um público de 600 pessoas que acompanhou a aula ao vivo, participando ativamente do encontro enviando perguntas, elogios e análises sobre o conteúdo. A aula inaugural, que continua acessível pelo canal do Youtube e pela página do Facebook dos Militantes do PT em Portugal, já ultrapassa três mil visualizações no Youtube e mais de 15 mil pessoas foram alcançadas pelo Facebook.

Autor de títulos como “A elite do atraso: da escravidão à lava-jato”, “A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade”, o professor explicou, durante a aula, o papel histórico da classe média brasileira de “supervisão, controle, legitimação e justificação da classe proprietária, da elite”.

De acordo com Jessé Souza, o longo período da escravidão, que sustentou a economia brasileira por mais de 300 anos, é o grande fator definidor da desigualdade racial e econômica atual do Brasil. O professor esclareceu que escravidão pode continuar, mesmo depois de abolida, através da humilhação e da manipulação.

Recuando no tempo até o período colonial, Jessé Souza traçou a trajetória da formação da elite e da classe média brasileiras, além de suas atuações após a independência e ao longo da República, a fim de conservar a estrutura burguesa do Estado e manter seus privilégios de classe. O renomado sociólogo exemplificou retomando os golpes de 1930, 1964 e 2016, conduzidos pela elite com apoio da classe média, em combate a governos que possibilitaram avanços econômicos e culturais à classe trabalhadora no projeto de desenvolvimento do país.

A eleição de Bolsonaro é outro exemplo usado pelo professor para explicar o pensamento da “elite do curto prazo”, como ele mesmo denomina, de alma historicamente racista e anseios imediatos, que manipulam a classe média – que deseja a distinção social da classe proletária – para ser conservadora e agir como sua guarda moral.

Na tese defendida por Jessé Souza, as empresas privadas de comunicação, que correspondem às grandes mídias hegemônicas, são instrumentos utilizados na manipulação, já que o monopólio da comunicação está nas mãos da elite econômica.

O pesquisador também abordou sobre a tentativa de apagamento da memória dos períodos autoritários da história brasileira, que, segundo ele, é fator fundamental para repetição de ciclos violentos, como de Bolsonaro agora. Desta forma, esse esquecimento permite a manutenção de estruturas de repressão que são constantemente aperfeiçoadas e que passam a oprimir a maioria da população, a chamada população invisível: pobres, negros, índios e periféricos.

A primeira aula do curso “Para entender a realidade brasileira e pensar o futuro”, ministrada por Jessé Souza, está acessível no link ao final deste texto. No próximo domingo (24/05), Márcio Pochmann aborda o tema “Economia Brasileira na Atualidade”, às 11h no horário de Brasília. Ainda haverá palestras nos dias 31 de maio, com a psicanalista, jornalista e escritora Maria Rita Kehl, com o título: Condições culturais, sociais e psicológicas. No dia 07 de junho, será a vez da jornalista Laura Capriglione e da também jornalista e linguista Letícia Sallorenzo, com a temática Militância Digital. Para finalizar o curso, os palestrantes serão André Passos, presidente do Instituto Edésio Passos, e a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, com a palestra Os desafios para o futuro, no dia 14 de junho.

As inscrições para o curso ainda estão disponíveis pelo link (inserir link de saída https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw7Yi7_IVEDsLAVM4u_ZJWunUQQZxivdwnMcQRpe1xB7_q2g/viewform)

Comunicação / Militantes do PT Portugal

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast