João Paulo foi o prefeito que cuidou dos morros do Recife

Quando o petista foi prefeito, a cidade eliminou sete mil pontos de risco nos morros e, com isso, as mortes por deslizamentos de terra

Foto: Társio Alves

Um terço da população do Recife (PE) mora em morros, como Dalva Maria dos Santos, 69 anos. Ela conta que, antes de João Paulo (PT) ser prefeito, os moradores dessas áreas viviam vulneráveis aos deslizamentos de terra por conta das chuvas que, muitas vezes, acarretavam em mortes.

“Quando era época de chuva, ninguém dormia nos morros. A gente passava muitas vezes a noite em claro, com medo de ter um deslizamento e levar a casa da gente”, conta a moradora da comunidade do Córrego Pedro da Cocada, no bairro de Nova Descoberta, zona norte da cidade, uma das 199 comunidades de morro do Recife.

Só depois que João Paulo entrou na Prefeitura do Recife que essa realidade, que parecia um problema sem solução, foi transformada.

Isso porque, em 2000, antes do petista assumir como prefeito do Recife, a cidade tinha 10,5 mil pontos de risco. Oito anos depois, João Paulo já tinha reduzido sete mil pontos de risco e praticamente acabado com as mortes decorrentes dos desabamentos.

A casa de Dona Dalva fica em um desses pontos de risco.

Dona Dalva, moradora da comunidade Pedro da Cocada, em Nova Descoberta, no Recife (PE) Foto: Divulgação

Dona Dalva, moradora da comunidade Pedro da Cocada, em Nova Descoberta, no Recife (PE)
Foto: Divulgação

“Eu fui beneficiada com a obra aqui atrás de casa. Essa escadaria aqui do lado de casa não tinha. Depois disso, até ampliei a casa. Porque antes, com uma casa em área de risco, você não vai construir nada, pelo medo da barreira deslizar e levar tudo”, afirma.

Depois que João Paulo entrou, teve tratamento nas barreiras, por conta da visão especial do prefeito João Paulo, avalia a moradora.

“Hoje a gente vê até apartamento nos morros! Com João Paulo, o povo teve orgulho de morar nos morros e em queria mais sair”, declara.

Nas gestões de João Paulo, a Defesa Civil foi considerada a melhor do Brasil. Mas nem sempre foi assim. Quando ele assumiu, o órgão tinha pouco mais de oito técnicos para dar conta de toda cidade cercada por morros e banhada por muitos rios e canais.

De menos de 10 técnicos, a Defesa Civil do Recife passou a ter três mil funcionários, o que possibilitou um monitoramento permanente nos morros, realizando mais de 270 mil vistorias entre janeiro de 2001 e agosto de 2008.

Todo esse trabalho fazia parte do Programa Guarda Chuva, que reunia 13 secretarias e órgãos da administração. O programa investiu mais de R$ 292 milhões em oito anos, em ações como urbanização e fiscalização de áreas com risco, manutenção de escadarias e muros de arrimo, melhorias no sistema de micro e macrodrenagem, além de colocação de lonas plásticas, educação ambiental, vistorias e muito mais.

Foto: Társio Alves

Morro no Ibura, bairro da zona sul do Recife Foto: Társio Alves

“João Paulo foi o único gestor que olhou pelas pessoas que moravam nos morros e fez do cuidado dessa área da cidade uma prioridade de governo”, garante Dona Dalva.

Para a moradora do Pedro da Cocada, toda essa conquista foi embora, quando o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB) assumiu a Prefeitura. Durante os quatro anos do governo do PSB, somente 90 encostas de barreiras foram feitas. Como consequência, já foram cinco mortes por deslizamentos de terra nos morros, apenas em 2016.

Para a população que vive nas cerca de três mil áreas de risco, o atual prefeito prometeu construir moradias, mas atendeu apenas 869 famílias.

“Assim como acontecia antes de João Paulo, está voltando a acontecer. Estamos abandonados aqui, não passa o caminhão de lixo, não tem gari, o canal está ali transbordando”, conta Dona Dalva.

morros-recife-joao-paulo-foto-divulgacao

Para ela, tudo que João Paulo fez nos morros está se desfazendo por abandono, “por não ter gente especializada da prefeitura, como tinha antes, conversando com o morador para orientar”.

Dona Dalva garante que a comunidade de Pedro da Cocada tem saudade de João Paulo e acredita na vitória do petista.

“João Paulo é o melhor prefeito porque realmente ele teve a visão dele virada para os morros, para as comunidades carentes. Ele fez muito pelo morro e precisa fazer muito mais. Então tem que ser ele sem dúvida”, completa.

Ela diz que João Paulo voltando para a Prefeitura do Recife será seu “melhor presente do mundo”, já que ela faz 70 anos em janeiro.

Assista ao guia eleitoral de João Paulo sobre os morros:

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast